Tempo da Criação. Escute a voz da Criação

Há "dissonância na voz da criação": Por um lado, é um canto doce de louvor ao Criador; por outro, é um grito amargo de lamento pelos maus-tratos humanos

01 Setembro 2022

 

O dia de hoje, 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação dá início ao Tempo da Criação 2022, que se estenderá até o dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis,  da ecologia.

 

Assista à abertura oficial do Tempo da Criação 2022

 

 

O Tempo da Criação é um período ecumênico, em que os cristãos ao redor do mundo se unem oração e diversas iniciativas concretas em torno a um mesmo propósito: através da oração e ações concretas responder conjuntamente ao grito da Criação proteger nossa casa comum.

 

O 1º de setembro passou a ser um dia ecumênico de oração ações pela criação Criação pela iniciativa de várias Igrejas. Introduzida na Igreja Ortodoxa Oriental pelo patriarca ecumênico Dimitrios I em 1989, e adotado por várias igrejas europeias em 2001, esta celebração foi acrescentada no calendário da Igreja católica pelo papa Francisco em 2015, poucos meses após publicar a Encíclica Laudato Si’. Sobre o cuidado de nossa Casa Comum. Em 2019, atento aos múltiplos sinais do agravamento da  crise ecológica ele lançou oficialmente o convite para o Tempo da Criação:

 

convido veementemente os fiéis a dedicar-se à oração neste tempo que, partindo duma iniciativa oportunamente nascida em campo ecumênico, se configurou como Tempo da Criação: um período de oração mais intensa e de ação em benefício da casa comum, que tem início em 1 de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e termina a 4 de outubro, memória de São Francisco de Assis. É ocasião para nos sentirmos ainda mais unidos aos irmãos e irmãs das várias confissões cristã. [1]

 

Neste ano de 2022, o Tempo da Criação tem como o tema um convite: Escute a voz da Criação! Em sua mensagem para este ano de 2022, o Papa Francisco chama a atenção para “uma espécie de dissonância na voz da Criação”: “Por um lado, é um canto doce que louva o nosso amado Criador; por outro, é um grito amargo que se lamenta dos nossos maus-tratos humanos". Por isso , ao mesmo tempo que o convite a escutar a voz da criação é o convite a praticar uma “espiritualidade ecológica” é também um forte apelo a escutar “o coro de gritos amargos” que ecoam por toda a criação: grita a Mãe Terra, gritam as diversas criaturas, gritam os mais pobres, gritam os povos indígenas, gritam os adolescentes. Diante de tantos gritos que ecoam de tantas formas, o Tempo da Criação é uma oportunidade de escutar de modo especial as muitas vozes silenciadas em meio à devastadora emergência climática em que estamos imersos.

 

 

O símbolo do Tempo da Criação 2022 é a sarça ardente, o qual foi escolhido com uma dupla perspectiva. Por um lado, ele recorda a realidade dos incêndios não naturais e os efeitos devastadores que as mudanças climáticas sobre quem está em situação de mais vulnerabilidade de nosso planeta. Por outro lado, a experiência de Moisés diante da sarça que “ardia sem consumir-se” (Ex3,2) é sobretudo um convite a ressignificar em nosso tempo a experiência de fé em Deus presente na criação:

 

 

“Esta foi uma chama do Espírito que revelou a presença sustentadora da vida que vem de Deus. Este fogo sagrado afirmou que Deus ouviu os gritos de todas/os as/os que sofrem, e prometeu estar conosco enquanto seguimos fielmente para nos libertar das injustiças. Durante o Tempo da Criação, este símbolo nos chama a escutar a voz da criação e responder fielmente através da adoração, arrependimento e ação.

Foi dito a Moisés que removesse suas sandálias, pois ele estava de pé em solo sagrado na presença de Deus. Que este símbolo nos mova para remover as "sandálias" de nossos estilos de vida insustentáveis que nos desconectam da criação e de nosso Criador, contemplar nossa conexão com o território sagrado onde vivemos, e escutar a voz da criação.” (Guia para Celebrações 2022)

 

Enfim, o Tempo da Criação é um tempo de oração e uma oportunidade para dar passos concretos no sentido de uma “conversão ecológica” que, implica o compromisso com a mudança de estilos de vida e sistemas/modelos de produção e consumo geradores de depredação ambiental, no cuidado da Casa Comum.

 

Oração pela nossa terra

(Encíclica Laudato Si')

Deus Onipotente,

que estais presente em todo o universo

e na mais pequenina das vossas criaturas,

Vós que envolveis com a vossa ternura

tudo o que existe,

derramai em nós a força do vosso amor

para cuidarmos da vida e da beleza.

Inundai-nos de paz,

para que vivamos como irmãos e irmãs

sem prejudicar ninguém.

Ó Deus dos pobres,

ajudai-nos a resgatar

os abandonados e esquecidos desta terra

que valem tanto aos vossos olhos.

Curai a nossa vida,

para que protejamos o mundo

e não o depredemos,

para que semeemos beleza

e não poluição nem destruição.

Tocai os corações

daqueles que buscam apenas benefícios

à custa dos pobres e da terra.

Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa,

a contemplar com encanto,

a reconhecer que estamos profundamente unidos

com todas as criaturas

no nosso caminho para a vossa luz infinita.

Obrigado porque estais conosco todos os dias.

Sustentai-nos, por favor, na nossa luta

pela justiça, o amor e a paz.

 

Oração cristã com a criação

 

Acesse aqui o subsídio Tempo da Criação. Guia de Celebração 2022. Neste guia se encontra dicas e sugestões para celebrações desse Tempo da Criação.

 

[1] Mensagem do Papa Francisco por ocasião da Celebração da V Jornada Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

 

Leia mais