Índia. Papa Francisco nomeia o primeiro cardeal dalit (intocável)

Anthony Poola (Fonte Reprodução Facebook)

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

30 Mai 2022

 

O anúncio do Papa Francisco de que 21 clérigos, incluindo dois da Índia, serão elevados ao posto de cardeal em uma cerimônia no Vaticano neste verão, foi saudado pela comunidade no país.

 

A informação é publicada por Onmanorama, 29-05-2022.

 

Para aumentar a alegria, a Índia também receberá seu primeiro cardeal dalit com a indicação de D. Anthony Poola, arcebispo de Hyderabad. O outro nome anunciado pelo Papa é de Filipe Neri Antonio Sebastão di Rosario Ferrão, Arcebispo de Goa e Damão.

 

O Rev. Anthony Poola nasceu em 1961 e foi ordenado padre em 20 de fevereiro de 1992. Foi empossado como Arcebispo de Hyderabad em 3 de janeiro de 2021.

 

O falecido reverendo John Molagada foi o primeiro bispo dalit na Índia. Foi nomeado Bispo da Diocese de Eluru em 5 de maio de 1977.

 

O jornalista sênior Camil Parkhe disse que o anúncio é uma grande honra para a comunidade cristã indiana e também é um reconhecimento da presença de um número significativo de instituições da Igreja neste país, bem como o papel que a Igreja indiana tem a desempenhar na Igreja Católica Universal.

 

"Este será o primeiro cardeal de Goa, que tem uma história de 450 anos de cristianismo, e talvez o primeiro de Hyderabad (em Telangana). O número de cardeais na Igreja Católica deve aumentar proporcionalmente à população da comunidade. em um país. Isso facilitará a eleição de um índio como papa no futuro", disse Parkhe.

 

O Papa já tinha o cardeal Oswald Gracias como um de seus conselheiros e a nomeação de mais dois cardeais da Índia no Colégio dos Cardeais será bem recebida pelos fiéis do país, disse Parkhe.

 

O papa disse que conduzirá o consistório, como é conhecida a cerimônia de elevação dos clérigos ao posto de cardeal, em 27 de agosto.

 

Leia mais