A Páscoa abre uma passagem

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • Na semana do Dia das Mães, a pesquisadora explica como o mercado de trabalho penaliza mulheres chefes de família com filhos e sem cônjuge

    Mães solo e os desafios do cotidiano: dificuldades e vulnerabilidades nos espaços públicos. Entrevista especial com Mariene de Queiroz Ramos

    LER MAIS
  • Padre Josimo: 40 anos depois segue sendo assassinado todo dia. E segue ressuscitando

    LER MAIS
  • Pesquisadora discute sobre a disputa de sexo e gênero no ciclo de estudos Gênero, Religião, Política. Mobilização de crenças e afetos realizado pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU nesta terça-feira, 12-05-2026, às 10h

    O conservadorismo contemporâneo nos debates sobre gênero dentro da perspectiva feminista e antifeminista

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

19 Abril 2022

 “Quaisquer que sejam as situações em que nos encontremos, a Páscoa abre uma passagem onde os nossos olhos veem apenas muros. O obstáculo torna-se uma passagem para atravessar a noite até o dia”, escreve Jacques Gaillot, bispo de Partenia, em artigo publicado em seu Facebook, 12-04-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.

 

Eis o artigo.

 

O Homem de Nazaré não se deixa confinar: nem pelos laços familiares, nem pelo seu grupo de discípulos, nem pela Lei, nem pelas representações feitas dele, nem pela morte. Ele não ficou prisioneiro do túmulo. Ressuscitado dos mortos, Jesus está vivo para sempre. A vida de Deus resplendece nele. A aurora da ressurreição não conhecerá o ocaso. A Páscoa é a passagem da morte para a vida. A morte não tem a última palavra. “Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte” (1 Jo 3,14).

 

Imagens terríveis estão sendo impostas diante de mim pela guerra na Ucrânia: em Mariupol, cidade mártir, mulheres, crianças, idosos lutam para sobreviver refugiados nos porões.

 

Quaisquer que sejam as situações em que nos encontremos, a Páscoa abre uma passagem onde os nossos olhos veem apenas muros.

 

O obstáculo torna-se uma passagem para atravessar a noite até o dia.

 

As provações podem se tornar lugares de nova força.

 

A Páscoa nos tornou pessoas de passagem. Nunca chegadas, nunca instaladas, mas felizes por estar vivas hoje.

 

Vivas antes da morte. Porque a vida é frágil. Podemos perdê-la quando menos esperamos.

 

Amamos a vida, a amizade, o encontro, a partilha.

 

Cuidemos do humano, em todas as circunstâncias.

 

A Páscoa é sempre a vida que vence.

 

Paris, Páscoa 2022

 

Leia mais