31 Março 2022
Aberto à comunidade da Unisinos e de outras instituições de ensino, o Ciclo de Debates sobre a Educação Superior no Pós-Pandemia realizará quatro encontros para refletir e analisar as tendências da educação superior no Brasil. Isso tudo em perspectiva com as implicações da pandemia nas universidades comunitárias.
Com convidados do Brasil e do exterior, o evento se propõe a trazer debatedores reconhecidos por sua contribuição analítica no tema de fundo que atravessa toda a programação. As conferências ocorrerão de modo on-line, pela Plataforma Teams e as inscrições podem ser feitas no site do evento.
Divulgação Unisinos
Paulo Monteiro Vieira Braga Barone é graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade. Mestre e doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisador na área de Física, especialista em Estrutura Eletrônica de Moléculas Bioativas e de Nanodispositivos. Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2004-2012, 2014-2018), foi Presidente da Câmara (2008-2010). Tem experiência na gestão e avaliação educacionais e outros temas em Educação Superior.
Ricardo Terra é professor Titular de Teoria das Ciências Humanas na Universidade de São Paulo (USP), pesquisador do CEBRAP e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (IA). Graduou-se, doutorou-se, obteve o título de livre-docente em Filosofia pela USP; e o Diplôme d´études approfondies en Philosophie pela Université de Paris I. Panthéon-Sorbonne. Professor Sênior a partir de 2020. Foi Presidente da Comissão de Consultores da Área de Filosofia/Teologia da CAPES (1991-1995), Membro do Comitê de Assessoramento de História e Filosofia do CNPq (2002-2005), Presidente da Sociedade Kant Brasileira (2006-2010), pesquisador principal de três Projetos Temáticos consecutivos da FAPESP no CEBRAP, coordenador pela parte brasileira de dois Acordos CAPES/COFECUB , membro da CERT/USP (1998-2002 e 2011 -2014), Membro da Coordenação de Ciências Humanas da Fapesp (Filosofia) de 1997 - 2021. É atualmente editor dos Cadernos de Filosofia Alemã, editor associado da revista Analytica, vice-presidente da Sociétè d'Etudes Kantiennes de Langue Française (SEKLF). Tem experiência nas áreas de Filosofia Política Alemã (Kant), Ética, Teoria das Ciências Humanas e Teoria Crítica.
Divulgação Unisinos
José António Moreira é doutor e mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, José Antonio realizou pós-doutoramento em Tecnologias Educacionais e da Comunicação, também pela Universidade de Coimbra. Possui mestrado em Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Cláudio Dalbosco realizou graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo, especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha, pós-doutorado pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do CEBRAP. Professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. Orienta em mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Filosofia, Ontologia, Filosofia da Educação, Teorias do Conhecimento e Teorias Educacionais.