• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Como Papa Francisco está redefinido o papel da Cúria Romana

Mais Lidos

  • “O Brasil é uma sociedade onde sentimos muito amor ao Cristo. Mas como continuar juntos, em uma sociedade com muitos contrastes? Como fazer com que seja possível viver algo de modo mais igual?”, questiona o prior de Taizé em primeira visita ao Brasil

    “O profetismo não é denunciar as coisas, mas viver e abrir caminhos de esperança”. Entrevista especial com irmão Matthew, prior de Taizé

    LER MAIS
  • Eichmann em Gaza. Artigo de Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz

    LER MAIS
  • Psicanalista revela florescimento da psicanálise brasileira no regime ditatorial. Para ele, “Ainda Estou Aqui” é exemplar no reparo psíquico e na construção de um regime de sensibilidades mais complexo da ditadura. No divã, mostra que existe uma luta de classe histórica nesta área e critica a atual medicalização do sofrimento

    “Vivemos um novo 'boom' da psicanálise, o anterior foi na ditadura militar”. Entrevista especial com Rafael Alves Lima

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

23 Março 2022

 

O Papa Francisco está pondo fim ao antigo domínio da Cúria Romana sobre a Igreja universal?

 

A reportagem é de Loup Besmond de Senneville, publicada por La Croix, 22-03-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Com a publicação de sua nova constituição apostólica, Praedicate evangelium, no sábado passado, ele redefiniu muito o alcance e o papel da burocracia central localizada no Vaticano.

O novo texto, que contém 250 artigos, entra em vigor em 5 de junho.

E alguns estão prevendo que isso acabará enfraquecendo o que tem sido, até hoje, uma administração todo-poderosa vista como desconectada do que está acontecendo no catolicismo das bases.

 

Uma mudança de cultura já em andamento

 

De fato, Francisco afirmou que a Cúria Romana não é mais apenas uma administração a serviço do papa, mas uma forma de missão a serviço dos bispos.

E ao fazê-lo, ele está dizendo que a missão daqueles que trabalham nesses escritórios do Vaticano é, antes de tudo, servir e ajudar a Igreja, e não mais exercer controle sobre ela.

A nova constituição apostólica, que tem cerca de 54 páginas e publicada apenas em italiano no momento, na verdade explicita uma mudança de cultura que já foi implementada gradualmente desde o início do pontificado de Francisco.

“Anos atrás, quando chegávamos, tínhamos a impressão de estarmos diante de inspetores”, disse um bispo francês no outono passado, quando ele e seu confrade estavam em Roma para sua visita ad limina, que ocorre a cada cinco anos.

“Agora parece que estamos sendo mais ouvidos. Nossos interlocutores nos fazem perguntas, nos escutam”, disse o bispo. “A atmosfera é totalmente diferente”.

 

Ajudando a se conectar melhor com a Igreja em todo o mundo

 

Praedicate evangelium deixa claro que um dos papéis da Cúria de Roma deve ser ajudar o Vaticano a se conectar melhor com a Igreja em todo o mundo – por exemplo, consultando conferências episcopais antes de redigir documentos importantes.

“Por ser um instrumento a serviço da comunhão, a Cúria Romana, em virtude do conhecimento que deriva do seu serviço à Igreja universal, é capaz de reunir e elaborar a riqueza das melhores iniciativas e propostas criativas de evangelização colocadas adiante pelas várias Igrejas particulares”, disse dom Marco Mellino, secretário do Conselho de Cardeais que ajudou o papa a preparar a constituição apostólica.

 

O papel do Sínodo dos Bispos

 

Durante uma coletiva de imprensa em 21 de março para revelar o novo texto, o bispo e advogado canônico italiano também confirmou algo que a maioria das mãos do Vaticano percebeu durante este pontificado de nove anos – que a Cúria Romana não é mais o único instrumento que o papa tem para liderar a Igreja universal.

De fato, desde que se tornou bispo de Roma, Francisco tem o hábito de confiar reflexões a pessoas próximas a ele ou a especialistas que não pertencem a nenhum escritório do Vaticano.

Mas o dom Mellino enfatizou que o papa agora deu um passo adiante.

“É importante enfatizar que a Cúria Romana e o Sínodo dos Bispos são instituições que o Santo Padre ordinariamente usa para exercer sua função pastoral supremas e sua missão universal no mundo”, disse ele, claramente colocando a Cúria e o Sínodo como dois órgãos iguais de governo/consulta à disposição do papa.

“Estas são as duas instituições nas quais o papa confia”, insistiu Mellino.

Há também uma terceira instituição que continuará exisitindo – o Conselho dos Cardeais. Francisco criou este órgão apenas um mês depois de se tornar papa para ajudá-lo a reformar a Cúria e ajudá-lo a governar a Igreja universal.

A próxima reunião está marcada para 25 de abril.

 

Fortalecendo o poder pessoal do papa

 

Mas, além do que Francisco chama no texto de “descentralização saudável”, o Praedicate evangelium também fortalece consideravelmente o poder pessoal do Pontífice Romano.

Vários artigos afirmam claramente que, além das nomeações, que ele faz pessoalmente, o papa é agora indispensável para tomar toda uma série de decisões.

Por exemplo, ele deve aprovar pessoalmente o estabelecimento de comissões conjuntas entre vários dicastérios e todas as “decisões e resoluções sobre questões de grande importância”.

A constituição apostólica também estabelece que “em assuntos importantes ou extraordinários, nada deve ser feito antes que o chefe de uma instituição curial o tenha comunicado ao Pontífice”.

Isso é emblemático da maneira como Francisco já trabalha – realizando amplas consultas, em todas as direções, e depois tomando a decisão final por conta própria.

“Ninguém pode dizer quando o pontificado terminará”, analisou um de seus colaboradores há algumas semanas.

“Mas uma coisa é certa: o poder pessoal do papa foi inegavelmente fortalecido”.

 

Leia mais

 

  • “Praedicate Evangelium”: as 7 chaves da nova Constituição Apostólica do Papa Francisco
  • A Constituição de Francisco cria o ministério da caridade. Artigo de Andrea Riccardi
  • A Cúria Romana reformada: a revolução do Papa Francisco
  • Assim, o Papa Francisco decide revolucionar a Cúria: a lei em vigor a partir de 5 de junho
  • Proposta de nova constituição apostólica reordena dicastérios do Vaticano
  • Evangelização em primeiro lugar: nova constituição vaticana incorporará novas prioridades
  • A Cúria como a Companhia de Jesus. Papa Francisco revoluciona a estrutura de Sisto V
  • O'Malley: "Pela primeira vez, o Papa fez da proteção dos menores uma parte central do governo da Igreja"
  • A árdua batalha do Papa Francisco para reformar a Cúria Romana. Artigo de Massimo Faggioli
  • A Cúria e o seu serviço. O discurso do papa Francisco

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • A carícia que mudou o mundo

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados