14 Dezembro 2021
A Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) avança sua segunda Assembleia Plenária nos dias 13 e 14 de dezembro.
A cidade de São Paulo - Brasil acolhe uma pequena delegação formada por entidades como a Rede Eclesial Panamazônica (REPAM), a Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos (CLAR), o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e a Cáritas. A eles se juntarão outras 300 pessoas da virtualidade. Cada um representa a diversidade dos sujeitos eclesiais residentes nesta região do continente.
A Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama) é uma estrutura que responde ao clamor do território pela constituição de uma Igreja com rosto amazônico. A materialização de um sonho da Igreja que anseia por respostas e realiza as propostas do sínodo especial para a Amazônia, onde os povos ancestrais são aliados que mantêm vivo o desejo de ouvir e se deixarem conduzir por Deus para que novos processos sejam gerados a partir do nível ministerial e pastoral da Amazônia.
Nesta entrevista ao ADN Celam, o secretário executivo do Ceama, Padre Alfredo Ferro, fala sobre os objetivos da Assembleia, os avanços da organização e os desafios pastorais que desafiam a Igreja desde o território.
Anunciou também que, como parte da agenda, será submetido à consideração da assembleia o plano pastoral que norteará as ações do Ceama em aliança estratégica com diversas organizações eclesiais. O objetivo é discernir, deliberar e tomar decisões sobre desafios de curto, médio e longo prazo.
A entrevista com Padre Alfredo Ferro é de ADN Celam, publicada por Religión Digital, 13-12-2021.
A criação do Ceama é um dos primeiros frutos do Sínodo Especial para a Amazônia... Nesse sentido, quais são os objetivos desta segunda Assembleia Plenária?
É muito claro que a Conferência Eclesial da Amazônia é o resultado do sínodo especial para a Amazônia como ela o propõe. Nesse sentido, já vivemos há mais de um ano como Ceama. Tivemos uma assembleia e estamos nos preparando para realizar a segunda assembleia plenária nos dias 13 e 14 de dezembro.
Os objetivos desta Assembleia são, antes de mais, cumprir os estatutos do Ceama, no seu artigo 8º; no compromisso de realizar anualmente uma assembleia plenária com ampla representação da diversidade da Igreja na Amazônia, a fim de refletir sobre o andamento da trajetória do Ceama e, da mesma forma, discernir, deliberar e tomar decisões em relação a sua desafios de curto, médio e longo prazo.
Isso seria como o objetivo geral. Já nos objetivos específicos, seria o primeiro: celebrar o reconhecimento canônico do Ceama pelo Papa Francisco como pessoa jurídica, pública, eclesiástica.
O segundo é fazer uma reflexão e uma análise da conjuntura política, socioambiental e eclesial do território amazônico; no quadro da realidade regional e global.
Um terceiro é poder socializar o plano de ação do Ceama de acordo com seus estatutos, cujo objetivo fundamental é agilizar o processo de formulação e traçar um plano pastoral global para a Igreja na Amazônia.
E o último é considerar a metodologia para a definição, apropriação e articulação de um plano pastoral global da Igreja na Amazônia. Nesse sentido, vamos apresentar a evolução dos núcleos temáticos organizados que também surgiram do processo sinodal e do documento final do sínodo como na “Querida Amazônia”.
Dois anos após a criação do Ceama e ainda com a alegria do seu reconhecimento canônico. Quais são as conquistas... que progresso foi feito?
Primeiro, desde a sua comissão executiva, a sua presidência, o seu secretariado executivo estão claramente definidos, de forma a cumprir toda a missão que o Ceama tem e que está definida nos seus estatutos.
A segunda coisa, que nos parece muito importante, é ter formulado um plano de ação que vamos apresentar na assembleia a partir da missão que tenha objetivos muito claros em relação ao plano pastoral global, acompanhe os núcleos temáticos e acima de tudo isso em uma aliança muito concreta e específica com Celam, Clar, Caritas e Repam.
Isso nos parece muito importante, e por outro lado temos algumas estratégias: a comunicação, a estratégia de treinamento e a estratégia de consolidação do Ceama como equipe.
Outro avanço que realmente acreditamos ser importante tornar visível é o diálogo do Ceama com as Conferências Episcopais dos países amazônicos, com os próprios bispos, com as entidades e instituições da Igreja, aos poucos e à medida que vamos tornando visível o que somos. É o horizonte que diríamos que temos como desafio.
E talvez a última seja aquele forte diálogo que temos mantido com a REPAM, nos sentimos irmãos, irmãzinhas e ao mesmo tempo acho que não tem permitido definir muito melhor nossas identidades e nossa missão. Acredito que esses são os avanços fundamentais.
Durante o seu discurso na recente Assembleia Eclesial, o Cardeal Claudio Hummes reconheceu que vivemos tempos difíceis, mas também abertos à inovação e a novos sonhos. Nesse sentido, quais são os principais desafios do Ceama?
Os principais desafios que o Ceama tem, diríamos neste momento, é consolidar-se como na sua missão e sobretudo no seu quadro institucional , porque a gente faz uma diferença clara com a Repam, que é uma rede. A conferência é mais que um tipo institucional ao nível da estrutura eclesial e é uma conferência única porque não é apenas uma conferência regional, mas também uma conferência eclesial.
Nesse sentido, a ampla participação não só dos bispos, mas também do povo de Deus em geral, acho que é um grande desafio para nós caminharmos juntos nessa formulação, no delineamento de um plano pastoral com suas estacas, com seus opções. Com suas prioridades, acho que pode nos ajudar muito.
Por isso, creio que o desafio é também dialogar com as jurisdições eclesiásticas com os bispos, com os pastores. São 107 jurisdições eclesiásticas e não é fácil, diríamos, como esse diálogo e essa articulação diriam sobre o que podemos fazer juntos.
Creio que estamos muito esperançosos, porque estamos ligados a todo um processo eclesial que está ligado à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que está ligada à reestruturação e renovação do Celam, que está ligada a todo o dinamismo deles terem religiosos e religiosas por meio de Clar; os diálogos que estamos iniciando também com a Caritas, acho que nos ajudam muito.
Especificamente, por exemplo, com Cebitepal del Celam, estamos vendo possibilidades concretas de tópicos de treinamento; mas acima de tudo, acredito que os desafios estão no desenvolvimento dos núcleos e nas novidades dos núcleos. Por exemplo, a universidade amazônica ou o tema do rito amazônico ou o tema de uma pastoral intercultural, o tema dos novos ministérios, as mulheres, a casa comum, o tema da celebração eucarística, a possibilidade de abrir caminhos para a ordenação de casados homens. Todas são questões novas que o Sínodo e a Querida Amazônia já levantaram e que, junto com outras, vamos trabalhar com a Repam e queremos levar adiante.
A Amazônia é uma região com urgências sociopolíticas, ambientais e eclesiais... Como o Ceama acompanha essas realidades?
Quando nos perguntamos de que forma o Ceama acompanha as urgências do território, de seus povos, tanto do sócio-político, do ambiental, do eclesial, até um dos blocos das unidades que vamos desenvolver no plenário, é isso, ou vamos começar com uma análise da situação sócio-política, socioambiental e eclesial.
Esperamos que a participação das pessoas que estarão na assembleia, que a iluminação que alguns especialistas nos dão sobre estes assuntos nos ajude a levantar melhor os desafios que temos como igreja nesta área.
Sabemos que a América Latina está muito convulsionada em termos políticos, sabemos que existem muitas urgências e principalmente desafios em matéria socioambiental que foram levantados na COP26 e com os quais estamos realmente muito preocupados. E, por outro lado, sabemos que a igreja vive um momento muito importante, um Kairos, um momento especial que certamente nos colocará muitas questões, ou já está nos perguntando e acredito que muitas das conclusões que aparecem na Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, nós as recebemos, nós as acolhemos.
Há chamados a ser uma Igreja menos clerical, muito mais sinodal, uma Igreja muito mais comprometida com as realidades dos territórios e de seus povos e acho que a Amazônia tem uma contribuição muito importante nesse quadro, não só da Igreja latino-americana, mas também da Igreja universal.
Portanto, certamente são muitos os desafios, tentaremos responder a partir de nossa missão e em coordenação e aliança com outras organizações a essas grandes questões e desafios que vão surgindo.
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“Nossas prioridades são definir um plano pastoral e os mecanismos para promover o diálogo”, afirma Padre Ferro (CEAMA) - Instituto Humanitas Unisinos - IHU