"COP26: aumenta o pessimismo. Guterrez (ONU) afirma que o objetivo de +1,5°C está “no fim da vida”, e Sharma adverte que “o tempo está se esgotando”

Foto: Unsplash

Mais Lidos

  • João Pessoa/PB em “alta”: turismo, mercado imobiliário e os problemas de viver. Artigo de Sérgio Botton Barcellos e Henry Santos

    LER MAIS
  • Para o sociólogo, vivemos tempos de anomalia. A sociedade pós-moderna “esfacelou as identidades sociais” e está difícil “ter uma percepção clara e objetiva do que está acontecendo”

    O momento é de ruptura dialética da historicidade social: “um eclipse total da lua”. Entrevista especial com José de Souza Martins

    LER MAIS
  • "O Cântico das Criaturas nos ajuda a defender a vida". Entrevista com Stefano Mancuso

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

12 Novembro 2021

 

O objetivo de manter o aumento médio da temperatura do planeta dentro de 1,5 graus está "no fim da vida". O secretário-geral da ONU, António Guterres, não busca desculpas sobre as negociações em andamento na COP26 em Glasgow; no entanto, quando faltam poucas horas para o encerramento da cúpula mundial sobre mudanças climáticas, ele espera que "até o último momento, a esperança se mantenha viva".

A informação é publicada por Repubblica, 11-11-2021. A tradução é de Luisa Rabolini

Apesar do acordo de colaboração sobre as metas entre os EUA e a China, considerado um passo importante, Guterres não vê um encerramento positivo para os trabalhos da Conferência: eles "muito provavelmente" não produzirão os empenhos de redução de CO2 necessários para permanecer abaixo do limite de 1,5 grau.

O presidente da COP26, Alok Sharma, é da mesma opinião: "O tempo para tomar decisões sobre as mudanças climáticas está se esgotando".

 

 

Leia mais