Benigni e as clarissas capuchinhas

Foto: Harald Krichel | Wikimedia Commons

Mais Lidos

  • Diaconato feminino: uma questão de gênero? Artigo de Giuseppe Lorizio

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Advento: novo tempo para escutar novas vozes. Comentário de Adroaldo Paloro

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

08 Setembro 2021

 

Por ocasião da entrega do Leão de Ouro pelo conjunto da obra a Roberto Benigni na Mostra de Cinema de Veneza, as clarissas do Mosteiro das Capuchinhas de Nápoles escreveram:

“ ... dizia Groucho Marx: ‘Os homens são mulheres que não aguentaram’. Interessante essa afirmação, principalmente se feita e reafirmada por homens!!! Nós sabemos, caro Roberto, que tu ajudas tanta gente e que hospedaste, por um tempo, na tua casa, algumas irmãs capuchinhas de Moçambique que escaparam da guerra no país delas anos atrás e depois fizeram a formação aqui na Itália (no mosteiro onde tu te casaste com a tua Nicoletta), para depois voltarem para fundar um mosteiro na terra delas! O Senhor te abençoe, Roberto, assim como ontem tu abençoaste a todos os presentes”.

 

 

A referência é ao Mosteiro Corpus Domini das clarissas capuchinhas de Cesena, em cuja igreja, no dia 26 de dezembro de 1991, Roberto Benigni se casou com Nicoletta Braschi.

Esse mosteiro surgiu em 1615 [disponível em italiano aqui], não muitas décadas depois que as clarissas capuchinhas foram fundadas pela Bem-aventurada Maria Lorenza Longo, em Nápoles [disponível em italiano aqui].

O comentário é de Pietro Messa, padre franciscano menor italiano, em artigo publicado em IlCattolico.it, 02-09-2021. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

 

Leia mais