• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Unicef apela a governos para que reabram escolas

Mais Lidos

  • Santander financia grupo ligado a desmatamento no Brasil

    LER MAIS
  • Gaza, novos ataques israelenses: mais de 100 mortos durante a noite. Human Rights Watch: “É extermínio”

    LER MAIS
  • Acolher o novo mandamento de Jesus. Comentário de Ana Casarotti

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

03 Setembro 2021


Mesmo com a ampliação do ensino a distância, pelo menos 29% dos alunos do Ensino Fundamental não foram alcançados. Para 168 milhões de crianças, as escolas ficaram fechadas durante todo o ano passado. Uma média de 79 dias de ensino foram perdidos no mundo em consequência da pandemia.

A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.

O levantamento é Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que chama a atenção para as consequências que o fechamento prolongado de instituições de ensino provoca, de modo especial para alunos em estágio de desenvolvimento considerado crítico, como os primeiros estágios da aprendizagem formal.

Fora dos bancos escolares, a criança sofre uma “perda da independência, da capacidade de se adaptar a novas rotinas e de desenvolver relacionamentos significativos com professores e alunos”, aponta o relatório. O texto alerta que muitas crianças sentirão o feito da situação em áreas além do aprendizado, como desgaste mental, alto risco de abandono escolar.

Mesmo que as aulas estejam sendo retomadas em muitas partes do mundo, milhões de alunos da primeira série ainda aguardam para ver o interior de uma sala de aula há mais de um ano, disse a diretora executiva do Unicef, Henrietta Fore.

O estudo recomenda que docentes identifiquem e abordem atrasos de aprendizagem, além de problemas de saúde mental e abusos que podem afetar negativamente o bem-estar infantil. A agência apela aos governos que reabram escolas, com segurança, o mais rápido possível para a aprendizagem no formato presencial.

 

Leia mais

 

  • “O ensino a distância corre o risco de piorar as desigualdades”. Entrevista com Pascal Plantard
  • Risco de evasão em escolas públicas chega a 31%; Desmotivação com a aula online é a principal causa
  • Exclusão digital impede pleno desenvolvimento de crianças e jovens
  • “Professores terão que mudar seu jeito de ensinar depois da quarentena”
  • “É cruel”: professores relatam de aulas on-line com 300 alunos a demissões por pop-up
  • Professor Uber: a precarização do trabalho invade as salas de aula
  • A revolução 4.0 e a uberização anunciam efeitos devastadores no mundo do trabalho
  • Rede privada: “professores se tornaram produtores de conteúdo digital da noite para o dia”
  • Inclusão digital’ como direito humano
  • 121 mil pessoas sem acesso à internet para ter auxílio emergencial e educação em Porto Alegre
  • Pandemia expõe exclusão digital e fracasso da privatização
  • Ensino de corpo e alma. Artigo de António Fidalgo

Notícias relacionadas

  • Ocupações de escolas no Rio Grande do Sul é tema de debate no IHU

    LER MAIS
  • As lutas e os sentidos das ocupações das escolas no RS

    LER MAIS
  • O pêndulo das gerações: debate sobre Escola sem Partido ignora os principais interessados, os alunos

    Polêmica em torno de proposta de uma Escola sem Partido revela desconhecimento sobre a força das novas gerações, atesta José [...]

    LER MAIS
  • Governo Temer suspende programa nacional de combate ao analfabetismo

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados