Desafios da CEAMA: sinodalidade e expressão do rosto amazônico, em debate no CEPAT

Fonte: Cepat

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

23 Julho 2021

 

Na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia, o Papa Francisco afirma: “As comunidades de base, sempre que souberam integrar a defesa dos direitos sociais com o anúncio missionário e a espiritualidade, foram verdadeiras experiências de sinodalidade no caminho evangelizador da Igreja na Amazônia” (n. 96).

É nessa perspectiva que nasce a Conferência Eclesial da AmazôniaCEAMA, desafiando-se a ser “um organismo episcopal que promova a sinodalidade entre as igrejas da região, que ajude a delinear a face amazônica desta Igreja e que continue a tarefa de encontrar novos caminhos para a missão evangelizadora”, conforme o Documento Final do Sínodo para a Amazônia (n. 115).

Para nos aproximarmos da dinâmica e dos desafios da CEAMA, no dia 07 de agosto (um sábado), às 10h, realizaremos um encontro [online] intitulado Desafios da CEAMA: sinodalidade e expressão do rosto amazônico, com a presença de Alfredo Ferro Medina, S.J., secretário executivo da CEAMA.

Você poderá acompanhar o debate pelos seguintes canais:

- Página no Facebook do CEPAT;
- Canal no Youtube do CEPAT;
- Sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Inscrição

- Faça sua inscrição clicando nesse link.

Conheça o debatedor

Alfredo Ferro Medina, padre jesuíta colombiano, possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá, bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestrado em Sociologia da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Entre os trabalhos mais recentes que desempenhou, destacamos a coordenação do Serviço Jesuíta Pan-Amazônico da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América LatinaCPAL, com sede em Leticia, Colômbia, região amazônica (tríplice fronteira Brasil, Peru e Colômbia).  Em maio de 2021, foi nomeado secretário executivo da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), com sede em Bogotá, Colômbia.

Confira a divulgação.

 

 

Leia mais