Arquidiocese de Manaus cria Rede de escuta espiritual para atingidos pela Covid-19

Mais Lidos

  • Lula, sua última eleição e seus demônios. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Movimento Fé e Política faz história. Artigo de Frei Betto e Claudio Ribeiro

    LER MAIS
  • Parte do Sul Global, incluindo o Brasil, defende que países desenvolvidos abandonem os combustíveis fósseis primeiro. Para Martí Orta, não há espaço para ritmos nacionais distintos na eliminação de petróleo, gás e carvão. O pesquisador afirma que a abertura de novos projetos de exploração ignora os limites definidos pela ciência

    Cancelar contratos fósseis. Não ‘há tempo’ para transição em diferentes velocidades. Entrevista com Martí Orta

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

29 Janeiro 2021

A pandemia da Covid-19 está provocando graves consequências, não só no plano físico, também no plano psicológico e espiritual. Uma das cidades onde a pandemia tem provocado mais mortes tem sido Manaus. Segundo os dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas, até o dia 27 de janeiro, o número oficial de contagiados era de 114.348, com uma incidência de 5.238,68 casos por 100 mil habitantes, e 5.152 óbitos, com 236 - 03 falecidos por 100 mil habitantes. Mesmo sendo números muito elevados, especialmente o número de óbitos, existe a suspeita de subnotificação nesses números.

A reportagem é de Luis Miguel Modino.

A Arquidiocese de Manaus, desde o início da pandemia tem acompanhado o sofrimento do povo. Agora, segundo foi dado a conhecer no dia 28 de janeiro, “a Arquidiocese de Manaus, preocupada com o atendimento espiritual das pessoas atingidas pela Covid-19, aprovou no Conselho Presbiteral a criação da Rede de escuta”.

O objetivo deste novo instrumento de acompanhamento “é acolher com amor, escutar e orientar com misericórdia e paciência os sofrimentos e alegrias das pessoas atingidas pelas consequências da Covid-19”. Esse atendimento será realizado de forma voluntária pelos padres, religiosas/os, leigos/as, que estão sendo convidados pela Coordenação de Pastoral “para que doem seu tempo para ajudar o próximo que está sofrendo e precisando de atenção”.

Essa escuta, destinada a “pessoas que necessitam dialogar”, será realizada por “pessoas espirituais, solidários e plenos de compaixão para escutar as angustias, sofrimentos, esperanças e sonhos das pessoas atingidas pela Covid-19”. Num primeiro momento, dada a gravidade do momento que está sendo vivenciado em Manaus nas últimas semanas, donde desde o dia 1° até o dia 27 de janeiro já faleceram vítimas da pandemia, 1.772 pessoas, segundo números oficiais, esse atendimento será realizado através de WhatsApp, buscando “escutar as pessoas que desejarem falar e receber uma palavra de conforto neste momento de isolamento social provocado pela pandemia”.

Leia mais