24 Julho 2019
A prevenção é fundamental para proteger os menores, disse o Papa Francisco.
A reportagem é de Catholic News Service, 23-07-2019. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
A proteção dos menores é uma preocupação séria, e é necessário “um apostolado da prevenção”, disse ele em uma mensagem em vídeo aos líderes católicos que participam de um curso sobre salvaguarda na Pontifícia Universidade do México.
O curso de um mês, que terminou em 27 de julho, foi promovido pelo Centro de Pesquisa e Formação Interdisciplinar para a Proteção de Menores, que colabora com o Centro de Proteção de Menores da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
No vídeo postado em espanhol no dia 20 de julho no site do Vaticano, Francisco cumprimentou os participantes e elogiou o curso.
O curso era “importante para todos os menores, para que ninguém, ninguém abuse deles, para que ninguém os impeça de chegar a Jesus”.
“Qualquer pessoa – religioso, religiosa, leigo, leiga, bispo, qualquer um – que impeça uma criança de chegar a Jesus tem que ser detido em suas atitudes, corrigido, se estivermos a tempo, ou castigado, se houver um crime envolvido”, disse.
Assim como as pessoas já buscam modos de evitar que as crianças sejam expostas aos perigos do abuso de drogas, é necessária uma perspectiva semelhante que examine “como evitar que as crianças sejam abusadas”, afirmou.
Uma abordagem educacional voltada à prevenção e ao foco na criança é importante, disse ele, para ajudar a criança a permanecer segura onde quer que vá, porque um abusador ou um traficante de drogas pode estar em qualquer lugar.
Todos esses perpetrados estão praticando “uma forma de corrupção”, e as crianças precisam estar a salvo de todo tipo de abuso, não apenas do abuso sexual, afirmou.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Papa: Igreja precisa de um apostolado da prevenção para proteger os menores - Instituto Humanitas Unisinos - IHU