Jesuítas da América Latina e Caribe (CPAL) debatem a crise venezuelana

Protestos de janeiro na Venezuela | Foto: Valentin Guerrero - Flickr

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

07 Março 2019

Entre os dias 4 e 7 de março, acontece em Lima o Seminário Internacional Busca de Alternativas Políticas à Crise Venezuelana. O evento convoca cinquenta especialistas da Venezuela e outros países da América Latina e Estados Unidos para refletir sobre a conjuntura atual desse país, suas implicações sociais e política, tanto no interior da Venezuela como em nível internacional, e as ações que seria necessário prever diante da complexidade de cenários possíveis.

A reportagem é publicada pela Conferência de Provinciais na América Latina e Caribe - CPAL, 04-03-2019. A tradução é do Cepat.

 

O Seminário é promovido pela Conferência de Provinciais Jesuítas da América Latina e Caribe (CPAL), a Universidade Antonio Ruiz de Montoya de Lima (UARM), a Universidade Católica Andrés Bello de Caracas (UCAB) e a Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL).

Segundo o padre Roberto Jaramillo, presidente da CPAL, esta iniciativa foi pensada em abril de 2018, no marco de outras medidas tomadas para ajudar os Jesuítas em sua missão nesse país e para reforçar a solidariedade e ação em favor das centenas de milhares de migrantes venezuelanos espalhados pela América Latina e Caribe. “Todos somos testemunhas do êxodo de pessoas necessitadas e agora mais que nunca precisamos ter clareza sobre os cenários possíveis e as respostas que devemos ter preparadas”.

Para o padre Jaramillo, “os preconceitos ideológicos, por um lado, e a desinformação sobre a situação real, por outro, nos impossibilitam fazer uma ideia cabal da gravidade da crise interna, e a geração da solidariedade correspondente”. Nesse contexto, é de vital importância ter mais clareza sobre a situação e as perspectivas de evolução desta grave crise, para poder definir ações que favoreçam uma solução política, contribuir para aliviar o sofrimento do povo venezuelano e promover a hospitalidade internacional. Tudo isso no marco do respeito aos direitos humanos e do princípio de autodeterminação dos povos.

Para o seminário estão convidadas 52 pessoas, entre elas 20 jesuítas. Haverá a participação de estudiosos e atores sociais do Chile, Brasil, Honduras, Nicarágua, El Salvador, México, Colômbia, República Dominicana, Cuba, Equador, Peru, Estados Unidos, Itália e, é claro, da Venezuela.

As conclusões do seminário serão amplamente divulgadas. Para o dia 7 de março está programada uma coletiva de imprensa, na qual algumas das autoridades Jesuítas responsáveis pelo encontro – o presidente da CPAL, o provincial da Venezuela e o reitor da Universidade Andrés Bello de Caracas, acompanhados por outros sacerdotes jesuítas – comunicarão sua visão sobre a conjuntura atual na Venezuela e os cenários possíveis, e as implicações para a Missão da Companhia de Jesus neste momento de sua história. Além disso, nesse dia, também participarão o senhor cardeal Baltazar Porras, o teólogo e historiador venezuelano padre Luis Ugalde, o reitor da UCAB, padre José Virtuoso, o provincial dos jesuítas na Venezuela, padre Rafael Garrido, e todos os jesuítas presentes no Seminário Internacional, durante os três dias anteriores.

A Coletiva de Imprensa acontecerá no auditório da UARM, no dia 7 de março, às 11h30 (Universidade Antonio Ruiz de Montoya – Av. Paso de los Andes, 970, Pueblo Libre). Interessados entrar em contato com Rose Mary Romero Balcázar – Imprensa institucional – Universidade Antonio Ruiz de Montoya. Endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Leia mais