05 Dezembro 2018
Ativista relembra desastre em indústria química há 34 anos; 3 de dezembro tornou-se o dia de Luta Contra os Agrotóxicos.
A reportagem é de Nadine Nascimento, publicada por Brasil de Fato, em 03-11-2018.
Em 3 de dezembro de 1984, um vazamento em um tanque subterrâneo da fábrica americana de agrotóxicos Union Carbide, na Índia, lançou ao ar 40 toneladas do gás isocianato de metila e causou o mais grave desastre industrial da história.
Em questão de poucas horas, uma nuvem letal se dispersou sobre a densamente povoada cidade de Bhopal, com 900 mil habitantes, matando mais de 8 mil pessoas e intoxicando 150 mil. As doenças crônicas geradas pelo contato com a substância deixaram um assombroso legado para gerações futuras. Por conta do episódio, o 3 de dezembro ficou conhecido como o Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos.
A filósofa e física indiana, Vandana Shiva considera a data um monumento “àqueles que perdemos em Bophal em 1984, e uma prestação de solidariedade com aqueles que ainda sofrem as consequências, incluindo crianças que nasceram com malformações décadas depois, e as mulheres que nunca desistiram”.
A veterana ativista, que recebeu o Prêmio Right Liverhood (conhecido como o Nobel Alternativo) em 1993, é uma firme opositora das monoculturas e das sementes tratadas geneticamente. Vandana lembra que a raiz dos agrotóxicos, amplamente utilizados nesse tipo de agricultura, está nos gases dos campos de concentração da Alemanha nazista.
“Bophal mostrou que agrotóxicos matam. O relatório da ONU sobre alimentos diz que 200 mil pessoas morrem anualmente intoxicadas. Pesticidas e agrotóxicos estão levando espécies à extinção”, lamenta.
Para a ecofeminista, 3 de dezembro mostra que apesar do grande poder do “Cartel do Veneno”, referindo-se às multinacionais que comandam o mercado de agrotóxicos, “a verdade sempre aparece”.
“Bayer comprou a Monsanto e, pouco tempo depois, soubemos do caso de câncer de Johnson, que processou a empresa e a fez perder 35% de seu valor de mercado.” A ambientalista se refere ao caso de Dewayne Johnson, paciente terminal de câncer que venceu uma batalha judicial contra a Monsanto, condenando-a a pagar US$ 289 milhões em danos para sua família, em agosto deste ano. Segundo o zelador e jardineiro de uma escola na Califórnia nos EUA, o herbicida Roundup da empresa, que usa o princípio ativo glifosato, causou sua doença.
Alternativa
Em Sikkim, uma pequena região da Índia localizada no Himalaia, a realidade de Bophal é distante. O estado ganhou em 2018 o prêmio de Políticas para o Futuro da FAO, a Organização das Nações Unidas para a alimentação, por se tornar o primeiro estado totalmente orgânico do mundo.
Em 2015, Sikkim alcançou o marco revolucionário depois de conseguir converter seus mais de 60 mil agricultores a adotarem práticas agroecológicas, além de implementar a eliminação progressiva de fertilizantes e pesticidas químicos e a proibição total da venda e uso de agrotóxicos.
Shiva, que é natural da região do Himalaia, acredita que o feito de Sikkim e a produção de alimentos de maneira sustentável estão diretamente relacionados à vontade política. “O primeiro ministro do estado, Pawam Chamling, que trabalhou para fazer Sikkim 100% orgânica, é comprometido em proteger a natureza, a cultura de montanha do estado do Himalaia, os meios de subsistência dos agricultores e a soberania alimentar”, considera.
“Estamos trabalhando próximos a ele para fazer o Himalaia totalmente orgânico. Trabalhando também com movimentos ao redor do mundo para que a gente produza uma agricultura e alimentos livres de agrotóxicos em todo o planeta”, continua.
Em sua opinião, qualquer lei que passa a reduzir o uso de agrotóxicos, como é o caso da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA) do Brasil – projeto de lei que aguarda votação em Comissão Especial da Câmara de Deputados – “é uma lei para proteger a vida e a terra, direitos dos agricultores, e a saúde humana.”
Vandana estará no Brasil em dezembro para I Seminário Internacional e III Seminário Nacional: Agrotóxicos, Impactos Socioambientais e Direitos Humanos, e convida todos aqueles “preocupados com os direitos da Terra e os direitos humanos” a participarem do encontro que será realizado na cidade de Goiás (GO), entre os dias 10 e 13.
Leia mais
- Agroecossistemas e a ecologia da vida do solo. Por uma outra forma de agricultura. Revista IHU On-Line, Nº. 485
 - Agroecologia e o futuro sustentável para o planeta. Um debate. Revista IHU On-Line, Nº. 377
 - Agrotóxicos. Pilar do agronegócio. Revista IHU On-Line, Nº 368
 - Agrotóxicos. Remédio ou veneno? Uma discussão. Revista IHU On-Line, Nº 296
 - Agroecologia: incomodando a sociedade dos alimentos enlatados, por Ruy Sposati
 - Agroecologia: "É hora de pensar em outras maneiras"
 - Redes de agroecologia como uma alternativa à agricultura industrial. Entrevista especial com Paulo Petersen
 - Lixo tóxico começa a ser retirado após 28 anos de acidente químico na Índia
 - Manifestações pelo país marcam Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos
 - Exposição prolongada a agrotóxicos pode causar câncer e mal de Parkinson, alerta Inca
 - "Colocam a humanidade no limite". Para Vandana Shiva, Monsanto é culpada de ecocídio
 - Agrotóxicos: ameaça à soberania econômica nacional
 - Uso de agrotóxicos. A falta de fiscalização e ética profissional aumentam os problemas. Entrevista especial com Juliano Ritter, Fernando da Silva e Alexandre Russini
 - Agrotóxicos: o veneno que o Brasil ainda te incentiva a consumir
 - Não existe controle do Estado sobre a venda de agrotóxicos no Brasil
 - Anvisa continuará a denunciar riscos do PL 6299/02, que altera lei e ‘flexibiliza’ o uso de agrotóxicos
 - 30% dos agrotóxicos liberados no Brasil foram banidos da Europa
 - Divulgado relatório sobre resíduos de agrotóxicos em alimentos
 - O perigo dos agrotóxicos
 - A controvérsia sobre o uso seguro de agrotóxicos
 - Intoxicação por agrotóxico: “Os números são suficientemente alarmantes”. Entrevista especial com Larissa Mies Bombardi
 - Agrotóxicos: 70% dos alimentos in natura consumidos no Brasil estão contaminados
 - Agrotóxico, pimentão e suco de laranja
 - Brasil: líder mundial no uso de agrotóxicos
 - 'Epidemia de câncer'? Alto índice de agricultores gaúchos doentes põe agrotóxicos em xeque
 - Uso de agrotóxicos no Brasil mais que dobra entre 2000 e 2012
 - Brasil consome 14 agrotóxicos proibidos no mundo
 - Os agrotóxicos, o novo holocausto invisível
 - Indústria do fumo e do veneno. Entrevista especial com Sebastião Pinheiro
 - A Bayer continua matando abelhas em todo o planeta
 - Decisão histórica. Nos EUA, Monsanto é condenada a pagar multa milionária por herbicida
 - O homem que venceu a Monsanto: 'eles têm de pagar por não serem honestos'
 - Monsanto, a semente do diabo
 - Glifosato: o veneno da Monsanto está em todo lugar
 - “O glifosato provoca alterações no DNA”. Entrevista com Siegried Knasmüller
 - Agrotóxicos: Política Nacional de Redução (PNaRA) x Pacote do Veneno em pauta