08 Novembro 2018
A luta de comunidades da bacia do Camaquã contra o projeto de instalação de uma mineradora de chumbo, das empresas Votorantim Metais (Nexa) e Iamgold, às margens do rio, é o tema do documentário “Dossiê Viventes”, que tem pré-lançamento marcado para o dia 8 de dezembro, em Palmas (interior de Bagé) e o lançamento dia 15 de dezembro, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, em Bagé. Após as exibições, haverá roda de conversa com a equipe do filme, pesquisadores e colaboradores.
A informação é publicada por Sul21, 07-11-2018.
O lançamento do documentário coincide com a data de comemoração de dois anos da declaração do Manifesto de Palmas, movimento de resistência à implantação da mineradora na parte mais preservada do Bioma Pampa.
O filme retrata a mobilização das comunidades e traz depoimentos de pesquisadores e de lideranças do movimento de resistência. Mais de 40 entrevistas resumem o debate sobre o projeto, cujo processo de licenciamento segue tramitando na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), acompanhado pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público Federal.
A equipe realizadora do documentário reúne Tiago Rodrigues (direção), Jefferson Pinheiro (assistente de direção) e Ingrid Birnfeld (direção executiva).
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Documentário retrata luta de comunidades contra projeto de mineração no Camaquã - Instituto Humanitas Unisinos - IHU