O bispo, a freira e o missionário: a resistência não violenta às ordens injustas contra os migrantes

Foto: ONU/ Marinha Italiana

Mais Lidos

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

25 Julho 2018

Os três religiosos evocam o asilo político: que as Igrejas acolham e protejam os migrantes que o governo italiano quer expulsar para países onde eles correm o risco de morte.

A reportagem é de Globalist, 24-07-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Contra as políticas do governo italiano e da União Europeia em relação aos migrantes, três religiosos – o bispo de Caserta, Raffaele Nogaro, o missionário comboniano Alex Zanotelli e a Ir. Rita Giaretta, da Casa Ruth – assinaram uma declaração em que preveem “um sério movimento não violento de resistência a leis ou ordens injustas”.

“Relançamos o Sanctuary Movement, o movimento do asilo político, difundido nos Estados Unidos, onde as Igrejas acolhem aqueles que devem ser expulsos do país e os protegem.”

“O Estado da Califórnia”, afirma-se também, “declarou-se agora Estado-refúgio para salvar aqueles que Trump quer expulsar. Por que não podemos fazer isso também na Itália, diante da ameaça de expulsões em massa aos países nos quais a vida está em risco?”

“Apelamos – escrevem – às famílias para que se abram para acolher migrantes nas suas casas, como já fizeram algumas famílias, presenteando-nos uma acolhida mais humana. Só assim, partindo de baixo e unindo as forças, poderemos responder aos desafios de um momento tão crítico para o nosso país e para a Europa.”

Leia mais