• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Base Nacional Comum Curricular. O futuro da educação brasileira

Mais Lidos

  • Santander financia grupo ligado a desmatamento no Brasil

    LER MAIS
  • Gaza, novos ataques israelenses: mais de 100 mortos durante a noite. Human Rights Watch: “É extermínio”

    LER MAIS
  • O deputado estadual do RS pelo PT propõe “um grande consorciamento de municípios, do estado e do governo federal” para gerenciar a manutenção e gestão de diques e casas de bombas em toda a região metropolitana

    “Autoridade metropolitana”: uma proposta para enfrentar eventos climáticos extremos no RS. Entrevista especial com Miguel Rossetto

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

04 Dezembro 2017

Quando o governo brasileiro acelera a votação de uma nova versão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC - sem novo debate, a revista IHU On-Line discute o tema com um pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas do conhecimento que pensam e analisam os desafios da escola brasileira do século XXI.

Renato Janine Ribeiro, que iniciou os movimentos para a construção do projeto na sua passagem pelo Ministério da Educação, avalia todo o processo e observa como as discussões da Base Comum Curricular revelam o verdadeiro racha pelo qual o país passa hoje.

Para o professor do PPG em Educação da Unisinos Roberto Rafael Dias da Silva, a última versão da BNCC está levando a cabo um projeto maior de cunho neoliberal, que na educação privilegia apenas os saberes utilitaristas.

Sílvio Gallo, professor da Faculdade de Educação da Unicamp, vê na proposta apresentada pelo Ministério da Educação a atualização de um desejo de controle biopolítico da população.

Monica Ribeiro da Silva, professora na Universidade Federal do Paraná, alerta para um risco: o projeto da BNCC transforma a escola numa empresa, mensurando educação como índice de produtividade.

Paulo Fochi, doutorando em Educação na Universidade de São Paulo - USP, especialista em Educação Infantil, a BNCC adultera a lógica que deve nortear a primeira fase de educação escolar.

Para Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, afirma que “sozinha, a BNCC não resolve nada, pois com um professor desmotivado, sem condições adequadas de trabalho, terá resultado nulo. Não vamos melhorar nossa relação de ensino-aprendizagem”.

As professoras e pesquisadoras do PPG em Educação da Unisinos Elí Fabris e Maria Cláudia Dal’Igna alertam para as ameaças que a escola de hoje sofre, seja por violência, discriminações ou ações como do movimento Escola Sem Partido.

O canadense Maurice Tardif, professor da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Montreal, aponta que o problema do Brasil não é a formação de professores, mas as condições de trabalho dos educadores e das educadoras.

O tema em discussão nesta edição será abordado no II Encontro das Licenciaturas da Região Sul - II EncliSul, II Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Região Sul - II Pibid Sul e II Seminário Institucional Pibid/Unisinos, a ser realizado na Unisinos, nos dias 13 a 15 de dezembro.

Completam a presente edição as entrevistas, com o historiador Benito Bisso Schmidt, autor da biografia de Flavio Koutzii, político gaúcho, recentemente publicada sob o título Flavio Koutzii: Biografia de um militante revolucionário – De 1943 a 1984 (Porto Alegre: Editora Libretos), e com o biografado, com Lucas Henrique da Luz e Gilberto Antonio Faggion, professores da Unisinos, sobre o livro Homo Deus. Uma breve história do amanhã,  de Yuval Noah Harari (São Paulo: Cia. das Letras, 2016), recentemente apresentado e debatido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU e o artigo Evasão de divisas e os Paradise Papers como evidência sistêmica de Bruno Lima Rocha, professor do Curso de Relações Internacionais da Unisinos.

A revista IHU On-Line estará disponível na segunda-feira, a partir das 17h, nesta página, nas versões html, pdf e ‘versão para folhear’.

A edição impressa circulará na terça-feira, no campus da Unisinos São Leopoldo, a partir das 8h. A partir das 12h, circulará no campus Porto Alegre.

A todas e a todos uma boa leitura e uma excelente semana.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados