Terra aquecerá mesmo se pararmos de emitir gases de efeito estufa

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • Duas antropologias em oposição pressupostas na IA. Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS
  • “Dados indicam que a Amazônia se aproxima cada vez mais de um ponto de não retorno, principalmente como resultado da combinação entre o desmatamento acumulado no sistema, as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global e os vários fatores de degradação florestal”, afirma o pesquisador

    Capacidade de recuperação da Amazônia é limitada: centro do mundo encontra-se ameaçado por práticas predatórias e ilegais. Entrevista especial com Bernardo Flores

    LER MAIS
  • Ecofeminismo: corpo, religião e educação na cidade. Entrevista com Ivone Gebara

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

02 Agosto 2017

Estudo aponta para um aumento de 1,3 ºC na temperatura do planeta até 2100 mesmo se a humanidade ‘desligar tudo’.

Parece que pelo menos parte da elevação da temperatura do planeta já é irreversível — é o que informa artigo publicado na “Nature Climate Change” nesta segunda-feira (31).

A informação foi publicada por G1, 31-07-2017.

Para os autores, mesmo que toda a humanidade desligue instantaneamente todas as fontes de emissão de gás do efeito estufa, a Terra ainda vai aquecer cerca de 1,3 ºC até a virada do século.

Ainda, se todas as emissões continuarem constantes pelos próximos 15 anos, assistiremos a um aumento de 1,5 ºC na temperatura global até 2100. A chance disso acontecer, segundo os autores, é de 13%.

O trabalho da “Nature”, que tem por autor principal Thorsten Mauritsen, do Instituto Max Planck, são feitos com as observações do sistema climático atual.

A análise também mostrou que oceanos podem capturar o carbono e diminuir cerca de 0,2 ºC desse aquecimento – no entanto, alertam os cientistas, o aquecimento do Planeta já é uma realidade.

O Acordo de Paris, que entrou em vigor ano passado, tem por meta que o aumento de temperatura fique abaixo de 2 ºC, mas com esforços para mantê-lo em 1,5 ºC. Compromisso foi firmado por 125 países.

Leia mais