O guarani chega ao Vaticano. Papa Francisco, porta-voz da causa indígena

Mais Lidos

  • “O capitalismo do século XXI é incapaz de atender às necessidades sociais da maioria da população mundial”. Entrevista com Michael Roberts

    LER MAIS
  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • Guiné-Bissau junta-se aos países do "cinturão de golpes militares" do Sahel e da África Ocidental

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 07 Julho 2016

Nesta quarta-feira, ao meio-dia, foi lançado um vídeo da Rede Mundial de Oração do Papa, onde aparece uma mensagem em guarani que busca expressar o respeito à identidade dos ancestrais guarani.

A reportagem é publicada por Última Hora, 05-07-2016. A tradução é de André Langer.

O mencionado material contém a mensagem de uma mulher dando voz aos povos originários em nosso suave e belo idioma guarani. A voz em guarani que se ouve pertence à paraguaia Sonia Marlene Gutiérrez, professora de língua nativa.

Este é o vídeo de número sete em que o Centro Televisivo Vaticano refere-se às especificidades indígenas manifestando que “devem ser respeitadas sua cultura, suas tradições e costumes e a forma de governo de suas comunidades”.

Emprega-se desta maneira a mensagem que São João Paulo II deixou durante seu encontro com as culturas nativas na cidade equatoriana de Latacunga (31 de janeiro de 1985).

O Vídeo do Papa é uma iniciativa global desenvolvida pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) para divulgar as intenções mensais do Santo Padre sobre os desafios da humanidade.

Da mesma maneira, colaboraram na tradução as seguintes pessoas: Ada Romero (assessora do Movimento Eucarístico JuvenilMEJ no Paraguai) e o padre Alberto Luna (provincial dos jesuítas do Paraguai).

O vídeo está disponível a partir do meio-dia desta quinta-feira (07-07) na página oficial Vídeo do Papa, nas redes sociais da Rede Mundial de Oração do Papa e dos Jesuítas do Paraguai.

Nota da IHU On-Line:

Veja o video:

{youtube}_bJuKoLeBSA{/youtube}