“Este Espírito é o melhor que há dentro de nós”

Santíssima Trindade

24 Mai 2024

O artigo é de José Antonio Pagola, teólogo e padre espanhol, publicado por Religión Digital, 20-05-2024.

Eis o artigo.

Ao longo dos séculos, os teólogos cristãos produziram estudos profundos sobre a Trindade. Contudo, muitos cristãos hoje não conseguem compreender o que estas admiráveis ​​doutrinas têm a ver com as suas vidas.

Parece que hoje precisamos ouvir sobre Deus em palavras humildes e simples que toquem os nossos corações pobres, confusos e desanimados e confortem a nossa fé vacilante. Precisamos, talvez, recuperar o essencial do nosso Credo para aprender a vivê-lo com nova alegria.

“Creio em Deus Pai, criador do céu e da terra.” Não estamos sozinhos em nossos problemas e conflitos. Não vivemos esquecidos. Deus é nosso amado Pai. Foi assim que Jesus o chamou e é assim que nós o chamamos. Ele é a origem e o objetivo da nossa vida. Ele criou-nos a todos apenas por amor e espera-nos a todos com coração de Pai no fim da nossa peregrinação por este mundo.

 

Trindade, solidão e gente

Seu nome é hoje esquecido e negado por muitos. As novas gerações afastam-se dele e nós, crentes, não sabemos como transmitir-lhes a nossa fé, mas Deus continua a olhar para todos nós com amor. Embora vivamos cheios de dúvidas, não devemos perder a fé neste Deus, Criador e Pai, porque teríamos perdido a nossa última esperança.

Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor”. É o grande presente que Deus deu ao mundo. Ele nos disse como é o Pai. Para nós, Jesus nunca será apenas mais um homem. Olhando para ele vemos o Pai: nos seus gestos captamos a sua ternura e compreensão. Nele podemos sentir Deus humano, próximo e amigo.

Este Jesus, o Filho amado de Deus, encorajou-nos a construir uma vida mais fraterna e alegre para todos. É o que o Pai mais deseja. Ele também nos mostrou o caminho a seguir: “Sede compassivos como o vosso Pai é compassivo”. Se esquecermos Jesus, quem preencherá o seu vazio? Quem nos poderá oferecer a sua luz e a sua esperança?

Creio no Espírito Santo, Senhor e doador da vida”. Este mistério de Deus não é algo distante. Está presente no fundo de cada um de nós. Podemos compreendê-lo como um Espírito que anima a nossa vida, como um Amor que nos conduz até quem sofre. Este Espírito é o melhor que há dentro de nós.

É uma grande graça caminhar pela vida batizado em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Não devemos esquecer isso.

Santíssima Trindade – B (Mateus 28,16-20) 26 de maio de 2024

Leia mais: