• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Papa diz que 'irracionalidade' global levou a mudança na aceitação da dissuasão nuclear

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

04 Dezembro 2017

O Papa Francisco inferiu que o sistema político global tornou-se irracional, descrevendo a sua decisão no mês passado de afastar o ensino papal da aceitação da dissuasão nuclear, em partes devido à instabilidade do mundo.

A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 02-12-2017. A tradução é de Luísa Flores Somavilla.

Em uma conferência de imprensa de uma hora no voo papal de Bangladesh a Roma, no dia 2 de dezembro, o pontífice disse que está “convencido” de que o mundo está "no limite de possuir e usar armas nucleares de forma lícita".

Perguntado sobre o que havia mudado na situação mundial que o levou a não mais aceitar a dissuasão nuclear e se as recentes demonstrações de poder militar do presidente dos EUA, Donald Trump, e o da Coreia do Norte, Kim Jong Un, tinham contribuído para isso, o Papa respondeu: "O que mudou foi a irracionalidade".

Comparando a sua declaração de 10 de novembro de que a "posse” de armas nucleares deve ser "firmemente condenada" à determinação do Papa João Paulo II, em 1982, de que a dissuasão era "moralmente aceitável", Francisco disse: "Muitos anos se passaram desde a época de João Paulo II".

"Hoje, estamos no limite", continuou o Pontífice. "Por quê? Porque com os arsenais nucleares tão sofisticados de hoje, a humanidade, ou pelo menos grande parte dela, corre o risco de ser destruída".

Depois, Francisco disse aos jornalistas que queria fazer uma pergunta, "não como parte do magistério papal, mas uma pergunta de um Papa".

"Hoje, é lícito manter arsenais nucleares como estão mantendo?", perguntou. "Ou, hoje, para salvar a criação, para salvar a humanidade, não é necessário voltar atrás?"

Francisco falou da dissuasão em uma conferência de imprensa na qual também detalhou o raciocínio pelo qual não se referiu diretamente à perseguição dos muçulmanos rohingya durante grande parte de sua visita a Mianmar e Bangladesh, que ocorreu de 27 de novembro a 2 de dezembro.

A pergunta sobre armas nucleares foi a quarta da conferência, mas a única sobre outras questões que não a visita aos países.

Depois de ouvir a pergunta, o Papa disse que ia responder, mas que preferia responder perguntas sobre sua viagem.

"Eu gostaria... mais sobre a viagem, porque [senão] pode parecer que não foi muito interessante, não?", disse.

O Papa condenou a posse de armas nucleares em um discurso para uma conferência organizada pelo Vaticano a seguir de um Novo Tratado da ONU, assinado por 122 países, que pede a completa eliminação dos arsenais nucleares.

Enquanto outros pontífices pediram a abolição nuclear, eles também concederam aceitação moral condicional à política de dissuasão, que surgiu após a Segunda Guerra Mundial, quando os EUA e a União Soviética armazenaram armas nucleares para desencorajar o país adversário de lançar um ataque atômico.

Em 1982, João Paulo II enviou uma carta para a Segunda Sessão Especial Das Nações Unidas para o Desarmamento dizendo que, devido à necessidade de equilíbrio defensivo, a dissuasão era aceitável "como um passo no caminho a um desarmamento progressivo".

Os bispos dos EUA adotou o cálculo de João Paulo II no marco de sua carta pastoral de 1983, "O desafio da paz: a promessa de Deus e nossa resposta", oferecendo uma "aceitação moral estritamente condicionada" da dissuasão.

Trump e Kim Jong Un trocaram inúmeras ameaças nos últimos meses, à medida que a Coreia do Norte procurou desenvolver seu programa nuclear. O Presidente dos EUA tentou diminuir Kim Jong Un, referindo-se a ele como "rocket man" (homem foguete), e ameaçou a Coreia do Norte com uma "fúria como o mundo nunca viu" caso o seu programa nuclear continuasse.

A Coreia do Norte disse esta semana que havia testado um novo míssil balístico com uma faixa operativa que inclui grande parte dos Estados Unidos.

 

 

Leia mais

  • Rohingya: ''Com os generais, eu não negociei a verdade''. Entrevista coletiva com o Papa Francisco no voo de volta de Bangladesh
  • Quem vai parar Kim Jong-un?
  • Congresso sobre desarmamento nuclear será realizado este mês no Vaticano
  • Estamos à beira de uma corrida armamentista irracional, denuncia revista americana
  • Coreia do Norte na era do átomo
  • As 4.150 ogivas nucleares ainda operacionais no mundo
  • Kim Jong-un enxerga a impotência de Trump
  • Vaticano: ''Um verdadeiro compromisso para frear a crise nuclear''. Entrevista com Jody Williams
  • Trump eleva a aposta nuclear
  • Trump a caminho da guerra nuclear?
  • Papa Francisco: “As armas nucleares não são adequadas para defender a paz”
  • Votar pela proibição de armas nucleares é votar pelo futuro da Terra
  • Chega de armas nucleares: Vaticano ''se mete'' entre Kim e Trump
  • Papa Francisco. "As relações internacionais não podem ser dominadas pelas armas nucleares"
  • A condenação de Francisco: ''Com a energia nuclear, a humanidade corre o risco do suicídio''

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados