18 Agosto 2016
A partir do tema “Conscientizar e Educar Sempre”, a 12ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) será comemorado no próximo dia 18 de agosto, com foco na importância de ações educativas para o sucesso do trabalho feito pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias(inpEV). De acordo com Cesar M. Rando, diretor-presidente do Instituto, para cumprir a missão de garantir um planeta mais sustentável às futuras gerações, é necessário disseminar a importância da adoção de boas práticas no campo. Sendo que haverá também, entre as atividades, o tradicional Dia de Portas Abertas, ocasião em que as centrais recebem a comunidade e mostram o trabalho realizado.
A informação foi publicada por Mundo Amazônia, 15-08-2016.
Ainda serão desenvolvidos outros tipos de trabalhos relacionadas à conservação do meio ambiente: o DNCL na Escola, que leva uma programação especial com apresentação teatral; exposição de desenhos; gincanas; passeios ecológicos e produção de materiais com temas ambientais às crianças do ensino fundamental.
Além do DNCL Universitário, que promove ações voltadas para estudantes de ensino médio e universitários; o Dia de Campo, evento responsável pela difusão de novas tecnologias e soluções sustentáveis entre agricultores; e a Ação Comunitária, que estimula o envolvimento da comunidade em práticas a favor do meio ambiente.
O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituí- do no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Sendo que cerca de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações; em 2015 foram mais de 100 mil participantes.
A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindiveg), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais. A ocasião já reuniu cerca de um milhão de pessoas de todo o Brasil desde sua primeira edição, em 2005, a partir de todos os elos envolvidos no Sistema Campo Limpo, entre eles fabricantes, produtores rurais, distribuidores e poder público e a comunidade do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias.
O inpEV há 15 anos coordena o Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas, promovendo ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.
Dessa forma, o Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.
O verde deve financiar o marrom?
Cidade Sustentável: Logística reversa em Porto Alegre
Uma agricultura sustentável para alimentar o planeta
Espoliação dos recursos da natureza por parte da humanidade está se intensificando
Capitalismo verde, deus fracassado
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Dia Nacional do Campo limpo será comemorado - Instituto Humanitas Unisinos - IHU