19 Julho 2016
Está em andamento nestes dias, no convento patriarcal de Bolonha, o Capítulo Geral da Ordem dominicana, com a participação de 75 priores dominicanos de todo o mundo.
A informação é publicada por Servizio di Informazione Religiosa – SIR, 18-07- 2016. A tradução é de Benno Dischinger.
Sexta-feira à noite a manifestação com tochas que se realizou da Colina da Observância no Convento de São Domingos e do qual tomaram parte também 109 jovens frades e irmãs dominicanas, provenientes de 50 diversos países, inaugurou o Capítulo geral dominicano, que neste ano assume particular importância pela passagem dos 800 anos da fundação da Ordem.
Mas, o encontro de sexta-feira à noite concluiu também a “peregrinação nas pegadas do santo fundador” empreendido – se lê numa nota – por “jovens frades e irmãs peregrinos, que partiram dia 1° de julho” e que “atravessaram os lugares em que Domingos nasceu, cresceu e viveu, da Espanha à França, à Itália”.
“O desfile com tochas – prossegue a nota – repercorreu, ao invés, a última viagem de São Domingos que, já moribundo, foi carregado pelos seus confrades da colina da Observância ao seu Convento às portas da cidade”. Ontem, domingo dia 17 de julho, o ministro geral dos frades menores franciscanos, Michael A. Perry, presidiu a missa na Basílica de São Domingos, à qual seguiu a jornada de retiro aos frades capitulares, “renovando a amizade e a colaboração que desde o início de sua história caracterizam as relações entre dominicanos e franciscanos”.
Frades Dominicanos em audiência com o Papa Francisco
No âmbito do Capítulo geral da Ordem dominicana, o arcebispo de Bolonha, D. Matteo Maria Zuppi, presidiu na segunda-feira, dia 18 de julho, o canto das vésperas na Basílica de São Domingos, em Bolonha.
No decurso da liturgia, aberta à participação de todos os fiéis, D. Zuppi apresentou uma reflexão pessoal.
O capítulo geral da Ordem dominicana, o trigésimo segundo de sua história, prosseguirá em Bolonha até quinta-feira, 4 de agosto, sob a presidência do mestre da Ordem, frei Bruno Cadoré, cujo mandato dura nove anos renováveis, e que também foi membro diretor do Centro de Ética Médica da Université Catholique de Lille, bem como membro do Conselho Nacional francês sobre Aids.
Sexta-feira, cinco de agosto, participantes do Capítulo geral serão recebidos em audiência pelo Papa Francisco.
Num telegrama endereçado nos dias passados ao frei Cadorè e firmado pelo Secretário de Estado, o cardeal Pietro Parolin, o Papa Francisco auspicou “que todos aqueles que seguem o carisma de São Domingos – infatigável apóstolo de graça e perdão, compassivo com os pobres e ardente defensor da verdade – possam testemunhar misericórdia, professando-a e encarnando-a na vida, e possam ser sinais da proximidade e da ternura de Deus, de modo que a sociedade possa hoje redescobrir a urgência da solidariedade, do amor e do perdão”.