Inteligência Artificial e o mundo do trabalho. Entre o otimismo tecnológico e o pessimismo cultural

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

07 Julho 2025

Inscreva-se

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato Sensu e Strictu Sensu)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

 

 

Apresentação

Ciclo de Estudos Inteligência Artificial e o mundo do trabalho. Entre o otimismo tecnológico e o pessimismo cultural busca compreender, de maneira inter e transdisciplinar, os efeitos da inteligência artificial (IA) no mundo do trabalho, dando vistas ao contexto contemporâneo de erosão política, esgotamento psicossocial e colapso ambiental.

 

Objetivo geral

 

Compreender, de maneira inter e transdisciplinar, os efeitos da inteligência artificial (IA) no mundo do trabalho, dando vistas ao contexto contemporâneo de erosão política, esgotamento psicossocial e colapso ambiental..

 

Objetivos específicos

 

- Analisar a relação entre redes sociais, a plataformização da economia e a ascensão de extremismos político-culturais;

 

- Debater a precarização do trabalho na era da inteligência artificial e como ela é articulada em discursos políticos, especialmente os de caráter neorreacionário;

 

- Compreender a divisão territorial e a produção e distribuição de riqueza na era digital;

 

- Refletir sobre o uso da inteligência artificial no mundo do trabalho, por meio da mecanização, substituição e hibridização, e seus impactos no desemprego estrutural;

 

- Discutir os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho brasileiro e nos diferentes setores econômicos nacionais;

 

- Apontar possíveis fundamentos de uma teoria crítica da inteligência artificial, com foco nas desigualdades sociais, econômicas e ecológicas.

 

Certificados

A atividade é gratuita. Será fornecido certificado a quem matricular-se em cada conferência e, no dia do evento, preencher o formulário de presença disponibilizado somente durante a transmissão. O aluno poderá matricular-se apenas nas conferências que desejar assistir. O certificado informará a carga horária total cursada e estará disponível no Portal Minha Unisinos a partir de 20 dias após o término do Ciclo de Estudos (todas as conferências).

 

O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHUYouTubeFacebook e TwitterNão é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

 

Promoção

 

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Programa de Pós-graduação em Direito – Unisinos

Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional – Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação em Geologia – Unisinos