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Haverá comunhão para os divorciados recasados

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27 Outubro 2015

“O documento final abre as portas para que os católicos que fracassaram em seu matrimônio possam aproximar-se da mesa da comunhão. (...) Três são os critérios que, combinados, tornam possível um grande passo para frente: integração, discernimento e acompanhamento”.

A análise é de Jorge Costadoat, SJ, teólogo, e publicada por Religión Digital, 25-10-2015. A tradução é de André Langer.

Eis o artigo.

Terminou o Sínodo dos Bispos sobre a Família. Talvez desde o Concílio Vaticano II, há 50 anos, uma reunião episcopal em nível mundial não atraía tanto o interesse e agitava tanto as águas. O acontecimento constituiu um verdadeiro turning point. Ainda é cedo para tirar muitas conclusões. Mas se este Sínodo não representa um passo para frente, será para trás, exatamente quando a Igreja mais necessita avançar. Como digo, ainda não podemos oferecer uma opinião acabada, pois dispomos do texto final apenas em italiano. Temos, isso sim, em castelhano o discurso final do Papa, no qual Francisco felicita os congregados por terem atinado com sua missão pastoral, que consiste em pensar nas pessoas antes que na doutrina; em interpretar a doutrina em função de pessoas que necessitam que lhes seja anunciado um evangelho de vida, em vez de oprimi-las com mandamentos e proibições desumanas.

Muitos foram os temas, mas um deles atraiu o interesse principal. Poderão os divorciados recasados comungar na missa? O Sínodo não exclui a possibilidade, isto é, sim, poderão fazê-lo. Qualquer leitor atento concluirá que a possibilidade existe, se as coisas forem feitas seriamente. O documento final abre as portas para que os católicos que fracassaram em seu matrimônio possam aproximar-se da mesa da comunhão. Devemos dizer com todas as letras: sim, os divorciados recasados, que até agora foram excluídos pela instituição eclesiástica e malvistos pelos católicos hipócritas, devem alegrar-se porque não se pode dizer que todos eles sejam adúlteros. Os números do documento correspondentes a esta matéria (84-86), introduzem uma mudança pastoral responsável. Neles, três são os critérios que, combinados, tornam possível um grande passo para frente: integração, discernimento e acompanhamento.

O Sínodo, nesta matéria, quis integrar estas pessoas em vez de excluí-las. Diz-nos: “a lógica da integração é a chave de seu acompanhamento pastoral, não apenas para que saibam que pertencem ao Corpo de Cristo que é a Igreja, mas tenham disso uma experiência gozosa e fecunda”. O critério provém do Instrumentum Laboris que recolhia o parecer das Igrejas das diversas partes do mundo e que insistentemente não queria exclusões, mas inclusão e integração. Estas pessoas deverão ser acolhidas com especial carinho e poderão participar o máximo possível da missa.

Mas a possibilidade em questão – sempre tácita no documento – não deveria ser executada indiscriminadamente. Exige-se um discernimento. A propósito das diferentes maneiras de participação é necessário “discernir quais das diversas formas de exclusão atualmente praticadas no âmbito litúrgico, pastoral, educativo e institucional, podem ser superadas”. As situações, sabemos, podem ser muito diferentes. [...]

Católicos que viveram durante anos no mais triste abandono, receberão o trato que sempre deveria ter sido prioritário. Ninguém mais que eles deveriam ser acolhidos, cuidados e orientados. Suas famílias, no entanto, foram consideradas de segunda categoria. Termina um escândalo. A opção de Jesus pelos estigmatizados tira novamente o cetro do farisaísmo.

O documento do Sínodo é, no entanto, a penúltima palavra. Os católicos esperam que o Papa ainda publique um documento que dê orientações sobre esta e muitas outras matérias tratadas. Por enquanto, restam para ser definidas as disposições dos termos daquele acompanhamento.

O que também deve ser salientado, e que no longo prazo será decisivo para o futuro da Igreja, é que o Papa decidiu governar de um modo sinodal, isto é, caminhando com todos, fazendo discernimento coletivo sobre os principais assuntos, retomando os passos democráticos do Vaticano II.

Leia notícia completa aqui

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Sugerimos este texto bíblico que pode vos iluminar.

Leia-o e deixe que ele ecoe em você.

O Senhor tem paciência com os homens,
e derrama sobre eles a sua misericórdia.
Ele vê e reconhece que o fim deles é miserável,
e por isso multiplica para eles o seu perdão.
A misericórdia do homem é para o seu próximo,
porém a misericórdia do Senhor é para todos os seres vivos.
Ele repreende, corrige, ensina e dirige,
como o pastor conduz o seu rebanho. (Eclo 12, 10-13)


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