23 Agosto 2024
O Papa fará uma visita oficial à Bélgica de 26 a 29 de setembro, onde presidirá uma celebração eucarística diante de mais de 35.000 pessoas. O evento gerou entusiasmo significativo, com todos os ingressos para a missa já distribuídos.
A reportagem é de Fanny Uski-Billieux, publicada por La Croix International, 21-08-2024.
Foram necessários apenas 90 minutos para que os 32.000 ingressos disponibilizados para a missa de 29 de setembro, que o Papa Francisco presidirá no Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas, se esgotassem. A celebração concluirá sua viagem de três dias à Bélgica. Disponibilizados gratuitamente em 19 de agosto às 10h na plataforma Ticketmaster, site especializado em vendas de ingressos para shows, as dezenas de milhares de ingressos individuais planejados para o evento foram arrematados em tempo recorde. “Isso nos surpreendeu agradavelmente; é muito positivo ver uma demanda tão alta”, disse Tommy Scholtes, porta-voz da Conferência Episcopal Belga.
Espera-se que 35.000 pessoas celebrem a missa.
Novos ingressos estarão disponíveis para aqueles que perderam nos próximos dias. “Faremos o nosso melhor. Dependerá dos grupos que ainda estão se registrando. Se a cota para grupos não for atingida, poderemos liberar algumas centenas de ingressos individuais adicionais”, explicou o porta-voz. Ainda é possível obter ingressos para a missa juntando-se a um grupo afiliado a uma paróquia ou movimento da Igreja. Os jovens ainda podem participar se registrando para o festival “Hope Happening”, organizado em conjunto com a visita do papa.
O entusiasmo surpreendeu os organizadores, que esperavam que os ingressos se esgotassem em vários dias. "Este é um sinal muito bom para a Igreja na Bélgica. Mostra que as pessoas estão ansiosas para ter um encontro, mesmo de longe, com o papa", disse Scholtes.
O destaque da visita do Papa Francisco à Bélgica, que ocorrerá de 26 a 29 de setembro, será a celebração da Eucaristia no último dia às 10h. O papa deve se encontrar com o rei da Bélgica e com o primeiro-ministro durante sua visita oficial.
Além de Bruxelas, ele também deve visitar as cidades de Leuven e Louvain-la-Neuve no 600º aniversário da Universidade Católica de Leuven e da universidade belga de língua holandesa KU Leuven. "O Papa Francisco também se encontrará com vítimas de abuso sexual em um contexto pastoral. Este encontro ocorrerá discretamente", indicaram os organizadores no site oficial da visita do papa.
Confirmada em maio passado pelo Vaticano, após o anúncio de sua viagem à Indonésia de 2 a 13 de setembro, esta visita será a primeira de um papa à Bélgica desde 1995. São João Paulo II visitou o país para a beatificação do padre Damien, missionário que trabalhou com os leprosos e morreu em 1889.
Esta viagem acontece em um momento em que a Igreja belga está passando por uma crise. Em dezembro, os bispos pediram desculpas novamente depois que novos testemunhos reacenderam o escândalo de crianças colocadas à força para adoção com a colaboração da Igreja. De acordo com um estudo de 2023 da KU Leuven, 50% dos belgas se identificam como católicos, com 9% frequentando a igreja pelo menos uma vez por mês.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Ingressos para missa do Papa Francisco na Bélgica esgotam em tempo recorde - Instituto Humanitas Unisinos - IHU