• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Sínodo aumenta as esperanças de reconhecimento há muito esperado das mulheres na Igreja Católica

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

23 Agosto 2023

Quando o Papa Francisco convocou dois anos atrás para um debate mundial entre os católicos comuns sobre os principais desafios e questões enfrentadas pela Igreja, a questão do ministério e da liderança das mulheres ecoou alto nas paróquias e nas assembleias dos bispos.

A reportagem é de Claire Giangravé, publicada por National Catholic Reporter, 21-08-2023.

A questão ressoa com mais força à medida que se aproxima o encontro de bispos e leigos católicos conhecido como Sínodo da Sinodalidade, marcado para outubro. Participantes e analistas reconhecem que qualquer conversa sobre reformar a hierarquia da Igreja ou promover o envolvimento leigo, os dois objetivos de Francisco para o sínodo, deve incluir trocas honestas sobre o papel das mulheres.

“Não é apenas uma questão entre outras que podemos resolver”, disse Casey Stanton, codiretor do Discerning Deacons, um grupo comprometido em promover o diálogo sobre o diaconato feminino na Igreja. “Na verdade, é o cerne do sínodo e precisamos dar um passo adiante que seja significativo e que as pessoas possam ver e sentir em suas comunidades”.

Stanton acredita que abrir a porta para que as mulheres se tornem diáconas, permitindo que elas supervisionem alguns aspectos da missa, mas não consagrem a Eucaristia ou desempenhem outras funções reservadas aos padres, como ungir os enfermos, pode enviar um sinal importante aos católicos de que o Vaticano está ouvindo suas preocupações.

O próximo sínodo já dá um papel maior às mulheres, que poderão votar pela primeira vez em uma dessas reuniões. Dos 364 participantes votantes, a maioria bispos, mais de 50 serão mulheres. Mas as mulheres nunca foram o foco pretendido do sínodo, um projeto que Francisco esperava que inspirasse a discussão de uma "nova maneira de ser igreja", que foi interpretada como um foco nas estruturas de poder da Igreja e repensando o privilégio desfrutado pelo clero.

Mas ao fim da última fase do sínodo, quando os encontros dos bispos divididos por continentes examinaram os temas levantados em nível de base, ficou claro que a questão das mulheres havia se tornado o centro das atenções. O documento que emergiu dessas discussões, com o título revelador “Alarga o espaço da tua tenda”, falava da "afirmação quase unânime" de avançar no reconhecimento do papel da mulher na Igreja.

O documento descrevia o papel periférico desempenhado pelas mulheres na Igreja como uma questão crescente que afetava a função do clero e como o poder é exercido na instituição historicamente liderada por homens. Embora não fizesse menção à ordenação feminina ao sacerdócio, sugeria que o diaconato poderia responder a uma necessidade de reconhecer o ministério já oferecido por mulheres em todo o mundo.

“É notável o clamor compartilhado que surgiu em ‘Alarga o espaço da tua tenda’ em torno da profunda conexão entre a criação de um novo caminho sinodal na Igreja e uma Igreja que recebe mais plenamente os dons que as mulheres trazem”, disse Stanton.

Quando, em junho, o Vaticano publicou seu Instrumentum laboris, ou documento de trabalho que orientará a discussão sinodal, perguntou explicitamente: “A maioria das Assembleias Continentais e as sínteses de várias Conferências Episcopais apelam para que a questão da inclusão das mulheres no diaconato seja considerada. É possível imaginar isso e de que maneira?

Atribuir a questão às assembleias continentais e evitar as palavras "ministério" e "ordenação" ao fazê-lo, disse Miriam Duignan, codiretora da Women's Ordination Worldwide, constituiu um ataque preventivo à discussão aberta sobre a ordenação sacerdotal.

Isso evita um desafio direto ao Vaticano, que muitas vezes eliminou a possibilidade de ordenação feminina.

Em 1976, a Pontifícia Comissão Bíblica estabeleceu que a Escritura não impedia a ordenação de mulheres e votou que as sacerdotisas não contradiziam a visão de Cristo para a Igreja. Mas, logo depois, o cão de guarda doutrinário do Vaticano, a Congregação para a Doutrina da Fé, interveio para afirmar que a Igreja não estava autorizada a ordená-las.

O Papa João Paulo II deu a palavra final sobre o assunto quando afirmou definitivamente que "a Igreja não tem autoridade alguma para conferir a ordenação sacerdotal às mulheres", em sua carta apostólica de 1994 "Ordinatio Sacerdotalis" (Ordenação Sacerdotal).

Francisco e os organizadores do sínodo enfatizaram que o sínodo não tem intenção de abrir essa porta. "Para a Igreja Católica neste momento, do ponto de vista oficial, não é uma questão em aberto", disse Ir. Nathalie Becquart, subsecretária do escritório sinodal do Vaticano.

A questão do diaconato feminino, no entanto, permaneceu em aberto. O Papa Bento XVI mudou a lei canônica em 2009 para esclarecer a distinção entre padres e bispos, que atuam como representantes de Cristo, e diáconos, que “servem ao Povo de Deus nos diaconatos da liturgia, da Palavra e da caridade”.

“Bento XVI previu que o chamado para mulheres sacerdotisas e no ministério ficaria cada vez mais forte”, disse Duignan em 25 de julho em uma entrevista por telefone concedida ao Religion News Service.

A demanda por diáconas foi um tema recorrente durante os sínodos anteriores de Francisco sobre os jovens, a família e a região amazônica. Francisco criou uma comissão para estudar a possibilidade de mulheres ordenadas ao diaconato em 2016 e, quando nenhum resultado claro surgiu, ele instituiu outra em abril de 2020.

Segundo Duignan, as comissões foram feitas para fracassar, já que uma decisão sobre o assunto exigia uma votação unânime. Embora seja inegável que existiam diáconas na Igreja primitiva e pré-medieval, teólogos e historiadores permanecem divididos sobre se as mulheres eram diáconas ordenadas ou se ocupavam o papel de uma forma mais informal.

"Havia diáconas no passado. Poderíamos fazer isso de novo", disse Stanton. "Vamos apenas resolver isso."

A divisão na questão significa que Francisco provavelmente terá que decidir. “Nossa previsão é que haverá um certo impasse entre os bispos que temem um papel de diaconato feminino e aqueles que dizem que agora é a hora, vamos dar a elas o diaconato”, disse Duignan.

Os defensores das diáconas esperam que o papa finalmente acolha a demanda sentida por muitas mulheres católicas. “Para muitos jovens, tornou-se insustentável”, disse Stanton, “um obstáculo para sentir o evangelho”.

O papa poderia deixar a decisão para os bispos individualmente, o que criaria uma colcha de retalhos de políticas. Stanton, que testemunhou muitas experiências de novos ministérios para mulheres, disse que, embora um bispo possa abrir novas oportunidades para elas, a questão "murchará na videira" se outro bispo não a considerar uma prioridade.

No fim, acrescentou, "é um clérigo determinando o escopo da vocação e dos ministérios de uma mulher".

"Havia diáconas no passado. Poderíamos fazer isso de novo. Vamos resolver isso" — Casey Stanton

Historicamente, o caminho para a ordenação sacerdotal segue os passos do leitor, do acólito e do diácono. Em janeiro de 2021, Francisco permitiu que as mulheres se tornassem leitoras e acólitas; uma decisão a favor das diáconas poderia sinalizar uma abertura cautelosa para a causa das mulheres sacerdotais.

"O ritmo glacial da mudança na Igreja Católica moderna significa que temos que aceitar qualquer passo adiante como progresso", disse Duignan. Em sua opinião, o diaconato feminino ofereceria algum reconhecimento às mulheres que catequizam, evangelizam e assistem fiéis em todo o mundo.

"Quando eles começarem a ver as mulheres no altar em um papel oficial e parecerem estar conduzindo a missa, haverá mais pedidos de mulheres ordenadas", acrescentou ela.

Grupos de defesa como a Women's Ordination Worldwide estarão em Roma no mês de outubro para divulgar suas demandas por meio de vigílias, marchas e conferências. O Sínodo sobre a Sinodalidade chamará a atenção não apenas dos católicos, mas também das mulheres em todos os lugares, colocando em destaque a questão da liderança feminina na Igreja e fora dela.

"As mulheres estão chegando", disse Duignan. O que resta saber é se o Vaticano está preparado.

Leia mais

  • Phyllis Zagano apresenta livro definitivo sobre mulheres e sinodalidade
  • Conheça a leiga católica negra que representa os EUA no sínodo
  • A ordem sagrada e a imunidade do ministério: em diálogo com G. Lorizio. Artigo de Andrea Grillo
  • Defensoras da ordenação de mulheres detidas fora da reunião do Vaticano
  • Debate sobre ordenação de mulheres cresce na Alemanha
  • “Argumentar contra a ordenação de mulheres apenas com a tradição já não convence”, afirma bispo alemão
  • O Vaticano recebe delegação militante pela ordenação de mulheres na Igreja
  • Ordenação de mulheres: para qual Igreja e com qual teologia? Artigo de Ivone Gebara
  • Ordenação de mulheres? Para qual Igreja e com qual teologia?
  • Às margens do Sínodo, grupo defende ordenação de mulheres
  • A ordenação de mulheres. Artigo de Anne Soupa
  • Conferência de Ordenação de Mulheres encontra-se e marcha em Roma
  • Mulheres pressionam o Vaticano e Francisco por mais espaço na Igreja
  • Mulheres católicas ainda não podem votar na sua própria Igreja

Notícias relacionadas

  • Recado para o Papa Francisco: Pelo amor de Deus, faça uma pausa!

    O Papa Francisco tem uma ética de trabalho prodigiosa e profundamente admirável, mas há três bons motivos por que esse líde[...]

    LER MAIS
  • O próximo Sínodo provavelmente focará a ordenação de homens casados

    LER MAIS
  • Papa faz visita surpresa a comunidade que acolhe mulheres vítimas de tráfico humano

    Foto: L’Osservatore Romano/EPA O Papa Francisco visitou no dia 12, sexta-feira, a Comunidade Papa João XXIII onde conversou [...]

    LER MAIS
  • 2 de março: Dia Mundial de Oração das Mulheres

    A dimensão feminina na oração ecumênica: nesta sexta-feira, 2 de março, celebra-se em todo o mundo a jornada de meditação q[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados