Zelensky: 'chocado com a falta de ajuda da ONU e da Cruz Vermelha após o desastre da barragem'

Foto: Mathias P.R | Pexels/Canva

Mais Lidos

  • A nova missão do mundo católico diante da trajetória do trumpismo. Artigo de Stefano Zamagni

    LER MAIS
  • Pix vira foco de tensão entre Brasil e governo Trump

    LER MAIS
  • Assessora jurídica do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e bispo da Diocese de Juína refletem sobre os desafios da cultura do encontro entre indígenas e não indígenas na sociedade brasileira e relembram a memória do jesuíta Vicente Cañas, que viveu com povos isolados na década de 1970, entre eles, os Enawenê-nawê, no Mato Grosso

    “Os povos indígenas são guardiões de conhecimentos essenciais para toda a humanidade”. Entrevista especial com Caroline Hilgert e dom Neri José Tondello

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

08 Junho 2023

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse estar ''chocado'' com o que definiu como o ''fracasso'' das Nações Unidas e da Cruz Vermelha Internacional que não enviaram ajuda à população afetados pelo desastre após o ataque à barragem de Kakhovka, na região de Kherson, no sul da Ucrânia. Embora a catástrofe tenha acontecido há muitas horas, "eles não estão aqui", disse Zelensky aos jornais alemães Bild e Die Welt, bem como ao Politico. ''Não obtivemos resposta. Estou chocado'', acrescentou.

A informação é publicada por II Sismografo, 08-06-2023.

Zelensky, russos atiram em socorristas em áreas inundadas

As forças russas estão atirando contra equipes de resgate ucranianas que tentam alcançar pessoas presas em áreas atingidas por enchentes de Kherson após a destruição da barragem de Nova Kakhovka. É o que afirma o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, em entrevista ao grupo Axel Springer, noticiado pelo Politico.eu.

"Assim que nossos socorristas tentam salvá-los, eles são baleados", disse ele sobre aqueles que tentam alcançar os moradores das cidades ocupadas pelos russos em Dnipro Riverside.

"Dos telhados das casas inundadas, as pessoas veem afogados flutuando. Você pode vê-los do outro lado. É muito difícil tirar as pessoas da parte ocupada da região de Kherson", disse Zelensky. "Quando nossas forças tentam para retirá-los, são atacados à distância pelos ocupantes".

Sobre a destruição da barragem, os russos "temem que iniciemos a contraofensiva nesse sentido e querem dificultar a liberação de nossas áreas", disse Zelensky. "Não pensaram duas vezes em inundar também seus territórios ocupados. Não vejo outro motivo", continuou o presidente ucraniano, que também apontou o dedo para a ausência de organizações humanitárias internacionais nas áreas inundadas: "Não há", disse, sinalizando que a Ucrânia pediu ajuda. "Não recebemos nenhuma resposta", acrescentou. "Estou chocado".

Leia mais