02 Janeiro 2023
"O querido Bento XVI morre para se encontrar com a presença, com o Acontecimento vivo, ao qual dedicou toda a sua vida"
“Os jogos e jogos de poder serão eclipsados pela paternidade deste bom Papa que nos ajudou a redescobrir o essencial: Jesus Cristo é contemporâneo e nunca nos abandona”
“Bento XVI preparou-nos misteriosamente para abraçar o seu sucessor com gratidão, espírito de fé e afeto sincero”
O artigo é de Rodrigo Guerra, secretário do PCAL, publicado por Religión Digital, 01-01-2023.
Rodrigo Guerra, acadêmico mexicano, é secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina - PCAL. Em 2008 fundou o Centro de Investigación Social Avanzada - Cisav, onde foi professor e pesquisador no departamento de Filosofia e membro da direção. Ele também é membro das pontifícias comissões para a vida e ciências sociais.
Pontuado pelos "benevacantistas" que desconhecem o Papa Francisco e pelos críticos anti-ratzingerianos que não aceitam a misteriosa e providencial assistência do Espírito Santo à Igreja através de cada pontífice, o amado Bento XVI morre ao se encontrar com a presença, com o Evento vivo, ao qual dedicou toda a sua vida.
Os jogos de poder serão ofuscados pela paternidade deste bom Papa que nos ajudou a redescobrir o essencial: Jesus Cristo é contemporâneo e nunca nos abandona.
Tive vários encontros com ele ao longo dos anos. Ele me convidou para ser membro da Pontifícia Academia para a Vida, do Pontifício Conselho Justiça e Paz e para colaborar em alguns pequenos projetos. Em 2008 tive a oportunidade de conversar com ele sobre o CISAV. Expliquei-lhe a nossa missão, a nossa visão e os principais temas da nossa atividade acadêmica... Ele ouviu-me com muita paciência, sorriu e disse-me algo super breve que nos iluminou decisivamente no nosso caminho pessoal e comunitário: "tudo é muito bom... Só tome cuidado para não virar reacionário."
Com efeito, a paixão pela verdade vivida no campo da filosofia, da bioética, da família, da liberdade religiosa e temas afins, submerge facilmente na lógica da ação pela reação, perdendo todo o seu espírito verdadeiramente cristão, dialogante e missionário.
Hoje damos graças a Deus por este pai, amigo e mestre que educou os nossos corações e misteriosamente nos preparou para abraçar o seu Sucessor com gratidão, espírito de fé e afeto sincero. Bento XVI: descanse em paz.