30 Agosto 2022
O governo da Califórnia baixou regras proibindo a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis naquele estado, a partir de 2035.
A informação é de Vivaldo José Breternitz, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas, 26-08-2022.
As regras serão implementadas gradualmente: até 2026, 35% das vendas de carros novos no estado devem ser de veículos elétricos, híbridos ou movidos a células de hidrogênio; esse percentual aumentará para 68% até 2030, chegando aos 100% em 2035.
Fontes do governo do estado afirmam que as medidas levarão a uma queda de 50% na poluição gerada caminhões leves e carros até 2040. O estado também pretende estar consumindo 100% de energia renovável até 2045.
Cerca de 15 outros estados americanos usualmente adotam regras ambientais que são implantadas na Califórnia, gerando reflexos similares aos ali observados.
Muitos fabricantes de veículos já anunciaram que em 2035 pretendem estar produzindo apenas veículos elétricos, dentre eles Bentley, Mercedes, Volvo e GM.
Não apenas fabricantes serão afetados pelas novas medidas: com cerca de 180 mil habitantes, a cidade californiana de Santa Rosa se tornou a maior cidade americana a proibir a abertura de novos postos de gasolina, como parte dos esforços de combate às mudanças climáticas.
A cidade fica no condado de Sonoma, que tem cerca de 500 mil habitantes, a metade dos quais vive em áreas onde a abertura de novos postos é proibida. Autoridades de Los Angeles e do estado de Nova York estão considerando adotar medidas semelhantes, o que deve acelerar ainda mais as vendas de veículos elétricos.
A lembrar apenas que muitos desses veículos tem suas baterias alimentadas por energia proveniente da queima de combustíveis fósseis, problema cuja solução talvez seja mais difícil do que simplesmente proibir veículos que queimam combustíveis dessa espécie e a abertura de postos de gasolina.