23 Abril 2022
O Papa Francisco adia mais uma vez uma reunião com os membros da Comissão Independente sobre os Abusos Sexuais na Igreja (Ciase). As modalidades deste encontro também podem mudar, anunciou à presidência dos bispos da França recebida em audiência no dia 21 de abril.
A reportagem é publicada por Famille Chrétienne, 21-04-2022. A tradução é do Cepat.
Duas semanas depois da assembleia plenária dos bispos em Lourdes, a presidência dos bispos da França foi recebida em audiência pelo Papa Francisco por cerca de trinta minutos, no dia 21 de abril de 2022. Durante este encontro, tratou-se principalmente das consequências do relatório da Ciase publicado em outubro de 2021. “O papa está acompanhando as coisas”, disse o bispo Eric de Moulins-Beaufort, presidente da Conferência dos Bispos da França (CEF). “Ele prestou uma homenagem muito forte ao trabalho da Ciase”, acrescentou o arcebispo de Reims.
Sobre a reunião adiada do papa com os membros da comissão de inquérito – inicialmente prevista para dezembro passado –, os bispos explicaram que o pontífice preferiu que não fosse realizada “imediatamente”. E apontou como razão para isso uma agenda carregada. Além disso, enquanto o formato inicial previa uma reunião com todos os membros da Ciase, outras modalidades poderiam agora ser previstas, já que a comissão Sauvé encerrou seus trabalhos há vários meses.
Este encontro deve ser, pois, uma oportunidade para apresentar também o sistema que a CEF vem implantando desde a assembleia plenária de novembro, uma plenária que se dedicou essencialmente a receber o relatório sobre os abusos na Igreja na França. Durante a audiência, o papa e os bispos franceses não mencionaram um de seus pedidos formulados em novembro sobre o envio por parte de Roma de uma “equipe de visitadores” para avaliar as medidas de proteção de menores nas dioceses francesas.
No entanto, sobre esta questão, a presidência pôde conversar no dia anterior com o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o cardeal Luis Ladaria Ferrer. Parece que a forma que o sistema assumirá ainda não foi decidida, mas que não se trataria de “visitadores apostólicos” vindos fazer uma visita disciplinar. Também pode ser que esta colaboração ocorra desde Roma. “Eles estão prontos para nos receber demoradamente aqui”, observaram os bispos.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
França. O Papa não vai se encontrar com a Ciase “tão cedo” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU