• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Astrônomos do Vaticano fazem duas novas descobertas no espaço

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

24 Fevereiro 2022

 

Dois astrônomos jesuítas do Observatório do Vaticano fizeram parte de descobertas recentes: um deles encontrou um novo membro do Sistema Solar, e outro encontrou evidências de uma galáxia há muito perdida e “comida” pela Via Láctea.

 

A reportagem é de UCA News, 23-02-2022. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

 

O padre jesuíta Richard Boyle descobriu a existência de um novo objeto, chamado “2021 XD7”, no Sistema Solar externo depois de Netuno, e o padre jesuíta Richard D’Souza é coautor de um novo estudo que identificou uma galáxia anã anteriormente desconhecida, chamada Pontus, que se fundiu com a galáxia natal da Terra, a Via Láctea.

O Observatório do Vaticano fez o anúncio no dia 2 de fevereiro, dizendo que o Pe. Boyle descobriu o novo objeto no início de dezembro, depois que suas observações foram analisadas por Kazimieras Cernis, astrônomo e astrofísico lituano.

 

Foto: vaticanobservatory

 

Peter Vereš, que trabalha no Minor Planet Center da União Astronômica Internacional, calculou a órbita do objeto. Vereš é ex-aluno do programa de verão de 2007 do Observatório do Vaticano e do seu “superprograma” de verão para ex-alunos em 2009.

O Pe. Boyle, especialista em astronomia observacional, fez a descoberta usando o Telescópio de Tecnologia Avançada do Vaticano, no Monte Graham, no Arizona, Estados Unidos.

O “2021 XD7” é um “objeto transnetuniano”, ou seja, qualquer planeta menor ou anão no Sistema Solar cuja órbita está fora da órbita de Netuno, o planeta mais externo do sistema.

O novo corpo leva quase 287 anos terrestres para fazer uma órbita completa ao redor do Sol e segue um caminho elíptico que varia de 3,2 bilhões de milhas do Sol em seu ponto mais próximo a 4,8 bilhões de milhas do Sol em seu ponto mais distante. Em comparação, Netuno, que é o oitavo planeta solar conhecido e o mais distante do Sol, leva cerca de 165 anos terrestres para fazer uma órbita completa, com uma distância média de 2,8 bilhões de milhas do Sol.

Ainda não se sabe muito sobre o tamanho do objeto, além de ser menor do que Plutão – o primeiro “objeto transnetuniano” (OTN) a ser descoberto. A União Astronômica Internacional rebaixou o status de Plutão de planeta para “planeta anão” em 2006, porque ele não é “gravitacionalmente dominante” o suficiente para eliminar corpos de tamanho comparável em sua vizinhança.

A descoberta de OTNs contribui para a construção de um modelo de como o Sistema Solar pode ter se formado, e alguns cientistas acreditam que esses objetos podem apontar para a localização do “Planeta Nove”, um hipotético planeta do tamanho de Netuno mais distante do que Plutão.

 

Eventos de fusão do halo da Via Láctea

 

O Observatório do Vaticano anunciou no dia 21 de fevereiro que o Pe. D’Souza foi um dos 10 astrônomos que contribuíram para um estudo liderado por Khyati Malhan, do Instituto Max Planck de Astronomia. A equipe usou novos dados da espaçonave Gaia para estudar os restos de galáxias menores que se fundiram com a Via Láctea, que começou a se formar há 12 bilhões de anos. Mapear essas fusões é como fazer a “árvore genealógica” da Via Láctea e reconstruir o modo como ela se formou.

Os astrônomos confirmaram evidências de cinco fusões anteriormente conhecidas com antigas galáxias anãs e encontraram evidências de uma sexta fusão com uma galáxia anã que os autores chamaram de Pontus, o nome de um dos filhos da deusa grega Gaia, assim como uma “nova candidata a fusão”, disse o estudo, publicado no The Astrophysical Journal no dia 20 de fevereiro.

Detectar tais fusões de formas novas está se tornando possível agora “devido aos lotes de dados incrivelmente ricos” enviados pela missão espacial Gaia, disse o estudo. “Isso nos coloca em uma posição muito emocionante para desvendar os eventos de fusão do halo da Via Láctea” e explorar a história cronológica da galáxia.

 

Leia mais

  • O Vaticano mira nas estrelas há séculos
  • Nas raízes do cosmos: o congresso do Observatório do Vaticano em homenagem a Georges Lemaître
  • ''O Observatório do Vaticano é como a Enterprise da série Star Trek''
  • Primeira foto dos buracos negros: Consolmagno (Observatório do Vaticano), "novos horizontes na exploração da natureza em sua forma mais extrema"
  • ''Então, agora eu sou o novo diretor do Observatório do Vaticano…''
  • Fé e Ciência. Jesuíta, curador de meteoritos no Observatório do Vaticano, relata como é o seu trabalho
  • Astrônomo do Vaticano diz que estudar o cosmos é uma forma de 'adoração'
  • Astrônomo do Vaticano: ‘Não estamos atrás de alienígenas para evangelizá-los
  • Astrônomo do Vaticano diz que espaço é a nova fronteira terrestre
  • Astrônomo do Vaticano boceja com o frenesi a respeito das palavras do papa sobre o Big Bang
  • Astrônomo do Vaticano: Nenhuma surpresa quando encontrarmos vida noutros lugares
  • Astrônomo do Vaticano diz que o novo sítio promove apoio da Igreja para a ciência
  • Astrônomo jesuíta é o 11º a ter seu nome dado a asteroide

Notícias relacionadas

  • Evolução e fé cristã: semânticas em diálogo

    Quais as implicações da evolução científica para as semânticas da fé cristã? É possível conciliar ciência e fé, a part[...]

    LER MAIS
  • Vaticano criará comissão para acompanhar a construção das novas igrejas

    Uma equipe para dizer "alto lá!" às igrejas-garagens, a essas arquiteturas atrevidas que correm o risco de desnaturalizar muitos[...]

    LER MAIS
  • Não me ''re-Concílio''. Uma viagem entre os católicos tradicionalistas

    "Fundamentalismo" – uma cunhagem do início do século XX do cristianismo batista do Sul dos EUA, que reivindicava a defesa dos [...]

    LER MAIS
  • Por que não se reconciliam? A pesquisa de uma revista jesuíta

    Uma aprofundada investigação da revista dos jesuítas italianos Popoli reconstrói a aversão dos católicos tradicionalistas ao[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados