09 Julho 2021
Papa Francisco escolheu o cardeal Jean-Claude Hollerich, de Luxemburgo, um jesuíta, para servir como relator-geral do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade.
A reportagem é de Junno Arocho Esteves, publicada por Catholic News Service, 08-07-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
A nomeação do cardeal Hollerich, que também está no exercício da presidência da Comissão dos Bispos das Conferências Europeias, foi anunciada pelo Vaticano em 08 de julho.
O relator é o responsável por delinear a compreensão do tema do sínodo no início do encontro e por resumir as falas dos membros do sínodo antes de as propostas concretas serem repassadas ao papa.
O tema escolhido pelo papa para o próximo sínodo é “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.
Cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, falou ao Vatican News, em maio, que, embora originalmente agendado para 2022, o sínodo ocorrerá em outubro de 2023, permitindo uma ampla consulta a níveis diocesano, nacional e regional.
O papa formalizará a abertura do processo sinodal nos dias 09 e 10 de outubro deste ano, afirmou o escritório do sínodo. E todos os bispos abrirão o processo em suas dioceses em 17 de outubro.
A fase diocesana ocorrerá até abril de 2022, promovendo uma consulta com católicos locais, discutindo um documento preparatório e questionário que a pasta sinodal enviará com diretrizes explicando como devem ser feitas as consultas.
Logo depois do anúncio do Vaticano, o cardeal Hollerich postou uma breve mensagem em sua conta no Twitter, expressando sua gratidão ao Papa Francisco:
“Grazie, Santo Padre”, tuitou o cardeal, em italiano.