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Celebrando a história LGBTQ nos campi jesuítas

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04 Novembro 2020

Outubro é o mês da história LGBTQ e, como muitos anos, universidades e faculdades católicas o celebram em seus campi. Relatamos aqui a celebração em dois campi jesuítas neste semestre.

A reportagem é de Brian Kaufman, publicada por New Ways Ministry, 31-10-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

O Centro de Pesquisa LGBTQ da Georgetown University, a mais antiga universidade jesuíta dos Estados Unidos, iniciou uma série de atividades virtuais e programas para celebrar o mês da História LGBTQ.

Em uma entrevista com o jornal de estudantes The Hoya, Shiva Subbaraman, diretor executivo do Centro LGBTQ e Centro das Mulheres do campus, enfatizou a importância desses eventos:

“A união de tudo o que somos e podemos ser, que é muito poderosa para a comunidade LGBTQ, porque muitas vezes, você sabe, esta parte da nossa identidade pode estar em conflito com o resto das identidades e assim por fornecer um espaço, oferecer oportunidades e lugares onde possamos ser pessoas inteiras é realmente importante”.

Subbaraman também discutiu os desafios da construção da comunidade através da solidariedade à luz das atuais restrições devido à covid-19, em que grandes encontros sociais não são permitidos:

“Acho que a maior perda que estou sentindo é a capacidade de me reunir na Praça Vermelha”, disse Subbaraman. “Há algo nisso, especialmente para gays, pessoas LGBTQ, sobre a nossa capacidade de nos vermos pessoalmente. E esse tipo de senso visceral de conexão é muito, muito importante, eu acho, você sabe, porque nós, ao contrário de outras identidades, não podemos contar com o outro, certo? Como se não pudéssemos nos reconhecer até ficarmos juntos”.

Esses programas virtuais, co-patrocinados com GU Pride, GU Queer People of Color e a Tagliabue Initiative for LGBTQ Life, ocorreram em momentos diferentes para permitir que os participantes desfrutassem de todos eles, se desejado.

Outra escola jesuíta, a Fordham University, em Nova York, hospedou o fórum “Diálogo Digital” em 8 de outubro de 2020 para o mês da História LGBTQ, no qual os participantes exploraram a relação entre religião e sexualidade, conforme relatado pelo jornal estudantil The Observer.

“O que significa ser gay no campus de Deus?” foi um ponto focal da conversa.

Um dos alunos do painel, George Kite, disse que sua educação católica o impediu de compartilhar sua identidade sexual com sua família e amigos. Ele tinha medo de “ perceberem a contradição de ‘ser gay e católico’”.

A jornada espiritual de Kite mudou para uma compreensão mais matizada dessas duas identidades. A reportagem relata:

“Desde que se assumiu, ele diz que seu relacionamento com o cristianismo se tornou menos centrado em torno da Igreja e mais sobre seu relacionamento pessoal com Jesus, embora ele ainda se considere um católico”.

Jack McClatchy ressaltou que a harmonização de sua fé católica e identidade sexual foi possível por meio do princípio fundamental da justiça social. Quando inclusão, amor e compaixão ocupam o centro do palco, pode ocorrer uma reconciliação entre duas identidades humanas aparentemente irreconciliáveis.

A comunidade Fordham também comemorou o 10º aniversário de sua Rede de Apoio LGBTQ e Aliados, relatou o The Observer:

“’[A Rede de Apoio] dá as boas-vindas aos estudantes LGBTQ e seus aliados, de acordo com o princípio jesuíta de ‘cura personalis’ e o ensino católico explícito de que todas as pessoas devem ser tratadas com dignidade e respeito’, diz sua declaração de missão... O programa teve mais de 900 participantes ao longo dos anos de professores, alunos e funcionários”.

Para ser membro da Rede é necessário fazer cinco horas de treinamento, atualizado a cada cinco anos, para que os membros possam conhecer os recursos LGBTQ no campus para os quais as pessoas podem ser encaminhadas, bem como desafiar a linguagem e os comportamentos LGBTQ negativos.

Tanto na Georgetown como na Fordham University tem se dado passos afirmativos no engajamento das comunidades LGBTQ dos campi de forma significativa. Essas instituições católicas têm empoderado seus estudantes para confrontar a complexa relação de religião e sexualidade.

 

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