• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Aquecimento global ameaça o carbono ‘estocado’ em solos de florestas tropicais

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

17 Agosto 2020

Bilhões de toneladas de dióxido de carbono podem ser perdidos na atmosfera devido aos solos das florestas tropicais serem significativamente mais sensíveis às mudanças climáticas do que se pensava anteriormente.

A reportagem é publicada por University of Edinburgh e reproduzida por EcoDebate, 14-08-2020. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

As emissões de carbono dos solos das florestas tropicais – que armazenam um quarto do carbono do solo mundial – podem aumentar dramaticamente se as temperaturas continuarem subindo de acordo com as previsões atuais, dizem os pesquisadores.

Um novo experimento conduzido no Panamá sugere que essas emissões prejudiciais de carbono do solo podem aumentar em 55% se o clima esquentar quatro graus Celsius.

Emissões extras

O dióxido de carbono é liberado naturalmente pelo solo por meio da decomposição e da atividade das raízes das plantas. No entanto, a liberação de tanto dióxido de carbono extra – que o estudo descobriu ser proveniente do aumento da decomposição da matéria orgânica do solo – pode desencadear um aquecimento global ainda maior.

As altas emissões de carbono do solo aquecido da floresta tropical diferem das expectativas e indicam a necessidade de reexaminar as previsões atuais - Patrick Meir

Pesquisas anteriores mostraram que o aumento das temperaturas ameaça liberar carbono preso em solos mais frios ou congelados – como na tundra ártica.

Até agora, os solos tropicais eram considerados menos sensíveis aos efeitos do aquecimento do clima.

Experimento de floresta

Uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade conduziu um experimento em grande escala em uma floresta tropical na Ilha Barro Colorado, no Canal do Panamá.

Eles construíram dispositivos de aquecimento e os enterraram um metro no solo da floresta. Durante dois anos, o equipamento – equipado com cabos de aquecimento e termostato – manteve as áreas experimentais quatro graus mais quentes do que o solo ao redor.

As descobertas mostram que até oito toneladas extras de carbono do solo podem ser liberadas como dióxido de carbono de cada hectare de floresta tropical a cada ano nas temperaturas mais altas.

Impacto de longo prazo

Os pesquisadores esperam que a taxa de emissões diminua eventualmente nos solos experimentalmente aquecidos, mas eles ainda não sabem quanto tempo isso levará, ou o impacto de longo prazo do aquecimento do solo nas mudanças climáticas.

Os resultados demonstram a alta sensibilidade desses ecossistemas ao aquecimento. Deve ser um alerta para que tomemos medidas para mitigar as mudanças climáticas - Andrew Nottingham

Eles continuarão o experimento – conhecido como Experimento de Aquecimento do Solo na Floresta Tropical das Terras Baixas, ou SWELTR – para entender melhor como as florestas tropicais respondem ao aquecimento global.

O estudo, publicado na revista Nature, também envolveu pesquisadores do Smithsonian Tropical Research Institute (STRI) do Panamá e da Australian National University (ANU).

Foi financiado pela União Europeia e pelo Natural Environment Research Council, o Smithsonian Institution e STRI, e ANU-Biology.

 

Referência:

Nottingham, A.T., Meir, P., Velasquez, E. et al. Soil carbon loss by experimental warming in a tropical forest. Nature 584, 234–237 (2020).

 

Leia mais

  • Capacidade das florestas tropicais de remover carbono da atmosfera está diminuindo
  • Eventos climáticos aumentam mortalidade em florestas tropicais
  • “A floresta está perdendo capacidade de sequestrar carbono porque está doente”. Entrevista com Antonio Donato Nobre
  • Relatório Clima Global 2015-2019
  • Covid-19 e seu impacto nas emissões de carbono
  • “Somos capazes de medidas drásticas contra o coronavírus, mas não contra o aquecimento global”. Entrevista com François Gemenne
  • O aquecimento global atual é 10 vezes mais rápido do que os eventos anteriores. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Crise do COVID-19 causa queda de 17% nas emissões globais de carbono, mas é improvável que dure
  • Menos gelo e mais emissões de metano nos lagos boreais: resultado do aquecimento global
  • Aquecimento global, pontos de inflexão climática e o efeito dominó
  • COP 25: entenda como o aquecimento global impacta o futuro da humanidade
  • 2019 encerra uma década nefasta para o clima: temperatura recorde, aumento do nível do mar e degelo acelerado 
  • Se emissões de carbono não caírem, 1/3 da humanidade poderá viver em áreas de calor insuportável em 50 anos
  • Emergência Climática: Estudo confirma que os modelos climáticos estão acertando as projeções de aquecimento futuro
  • Concentração de CO2 na atmosfera bate recorde histórico em 2019
  • Clima global em 2015-2019: mudanças climáticas aceleram
  • Covid-19 exacerba os impactos socioeconômicos das mudanças climáticas, que se aceleraram nos últimos 5 anos
  • Falar de mudanças climáticas é falar sobre a sua vida
  • Plantio de novas florestas é parte da solução para as mudanças climáticas, mas não é tudo

Notícias relacionadas

  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Acordo de Paris sobre o clima é aprovado pelo Plenário e vai à promulgação

    O Brasil deverá ser o primeiro país a ratificar o acordo que visa fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima, [...]

    LER MAIS
  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados