Juventudes e Religião é tema dos eventos promovidos pelo IHU. Veja a programação completa

Foto: Missão Ames

05 Abril 2019

O papa Francisco tem um sonho de Igreja explícito desde os seus primeiros dias no pontificado. Jorge Mario Bergoglio quer uma Igreja pobre para os pobres, aberta, que sai às ruas, ferida e machucada. Na sua primeira viagem internacional veio ao Brasil, ao encontro de dois milhões de jovens de todo mundo que estavam no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude. A primeira “grande saída” de Francisco foi então para visitar os jovens.

Em 2016, anunciou ao mundo que os jovens seriam o centro do debate na Igreja Católica pelos próximos dois anos, com a convocação do Sínodo da Juventude. A opção de Francisco pelos jovens criou um sistema de participação mundial adequada ao século XXI. Para além dos questionários enviados para todas as paróquias do mundo, o debate ocorreu online, com a participação de mais de 15 mil jovens que expressaram suas realidades pessoais, anseios e sonhos de jovens, e qual seria o papel da Igreja e da fé nas suas vidas. Finalmente, no dia 02-04-2019, o papa Francisco publicou “Cristo Vive!”, a exortação apostólica fruto dos encontros e debates para e com as juventudes do mundo.

O Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove no primeiro semestre de 2019 eventos que debaterão a relação entre jovens e a Igreja:

O primeiro será nesta segunda-feira, 08-04, às19h30min, na sala Ignacio Ellacuría, naUnisinos São Leopoldo, com "Cristo Vive! Apresentação e debate do documento sinodal do Papa Francisco sobre os jovens”. A exposição será feita por Davi Rodrigues da Silva, secretário nacional da Pastoral da Juventude, Rocheli Koralewski secretária diocesana da Pastoral da Juventude de Erexim e multiplicadora da Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra a Mulher, e Wagner Fernandes de Azevedo, do Instituto Humanitas Unisinos.

Juventudes e religiões: relações complexas

Na terça-feira, 23-04, às 19h30min, compondo o "Ciclo de Estudos As juventudes do Brasil. Mutações e (im)possibilidade", a Profa. Dra. Brenda Carranza, teóloga e cientista social, professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, proferirá a palestra “Juventudes e religiões: relações complexas”.

No sábado, dia 18-05, das 9h às 12h30min, Unisinos Porto Alegre, acontecerá o evento “Juventudes, Redes Sociais e suas (des)conexões: possibilidades e desafios para a Evangelização”, com as conferências “A internet, ambiente de comunicação e relacionamentos. Desafios e possibilidades para a evangelização”, que será proferida por Moisés Sbardelotto, doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, com estágio doutoral (PDSE/Capes) na Università di Roma "La Sapienza", na Itália, e “Juventudes, redes sociais e (des)conexões”, por Maurício Perondi, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor substituto na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Juventudes, política e religião

Em continuidade ao "Ciclo de Estudos As juventudes do Brasil. Mutações e (im)possibilidade", a Profa. Dra. Regina Novaes, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, proferirá as palestras “Juventudes, subjetividades e perfis de militância social, política e religiosa”, no dia 23-05, às 19h30min, na Unisinos São Leopoldo, e “Juventudes, política e religião. Desafios e perspectivas”, no dia 24-05, às 14h, na Unisinos Porto Alegre.

Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pelo @ihucomunica, o canal do Instituto Humanitas Unisinos no Youtube.

A programação completa dos eventos do IHU pode ser acessada aqui.

Participe conosco!