Teólogo Tomáš Halík entrega ao papa carta pedindo reformas

Teólogo Tomáš Halík. Foto: lidovky.cz

Mais Lidos

  • Em vez de as transformações tecnológicas trazerem mais liberdade aos humanos, colocou-os em uma situação de precarização radical do trabalho e adoecimento psicológico

    Tecnofascismo: do rádio de pilha nazista às redes antissociais, a monstruosa transformação humana. Entrevista especial com Vinício Carrilho Martinez

    LER MAIS
  • A Espiritualidade do Advento. Artigo de Alvim Aran

    LER MAIS
  • Desatai o futuro! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

01 Março 2019

O padre e teólogo tcheco Tomáš Halík se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano na última quarta-feira, 27, e apresentou a ele uma carta elogiando o papa pelos seus esforços para reformar a Igreja Católica e pedindo o estabelecimento de uma visão clara do futuro.

A reportagem é de Tom McEnchroe, publicada em Radio Praha, 27-02-2019. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A carta recebeu o apoio de quase 75.000 signatários, incluindo 2.500 professores de teologia e figuras públicas de todo o mundo. Halík disse ao site Aktualne.cz que as opiniões sobre o atual papel da Igreja Católica foram coletadas junto a todos os signatários e agora estão sendo publicadas em vários idiomas. Ele também disse que foi criada uma rede intercontinental de teólogos pronta para conceber e implementar impulsos de reforma.

Pe. Tomáš Halík em encontro com o Papa Francisco (Foto: Radio Praha)

Vencedor do Prêmio Templeton, Halík, 71 anos, tem se envolvido ativamente na doutrina teológica da Igreja Católica desde os anos 1990.

Nota de IHU On-Line: Entre os vários livros de Halík publicados em português, pode ser conferido Paciência com Deus. Oportunidade para um encontro, São Paulo: Edições Paulinas, 2017, 5a. edição.

Leia mais