09 Novembro 2018
O pesquisador Evaristo de Miranda, chefe da Embrapa Territorial, é o nome mais cotado para ser o ministro do Meio Ambiente no governo de Jair Bolsonaro. Miranda já teve um encontro com o presidente eleito e os já anunciados ministros Paulo Guedes (Economia), Sérgio Moro (Justiça) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil).
A informação é de Gustavo Porto, publicada por O Estado de S. Paulo, 09-11-2018.
Miranda tem ligação com o agronegócio, perfil desejado pelo futuro presidente, e teria o aval da indicada para o Ministério da Agricultura, a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS). Ele é agrônomo e tem mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade de Montpellier (França).
O Broadcast Político informou, nesta quinta-feira, com outras fontes, que outros dois nomes estão na lista de possibilidades: o deputado Evandro Gussi (PV-SP) e o ex-deputado Xico Graziano, até recentemente ligado ao PSDB, de São Paulo.
Segundo a Coluna do Estadão, 09-11-2018, “Evaristo de Miranda, cotado para o Meio Ambiente, tem apoio de Ronaldo Caiado (DEM)”.
Por sua vez, Sonia Racy, jornalista, informa na sua coluna publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 09-11-2018, que “o nome preferido de Tereza Cristina, nova chefe da Agricultura, seria Evaristo de Miranda, da Embrapa. Os ambientalistas não gostam, acham ele pouco moderno e preferem Mauricio Lopes, também da Embrapa. Xico Graziano é também uma escolha possível, mas ele não teria o apoio, segundo fonte ambiental, nem de ruralistas ou de ambientalistas. Só de parlamentares mesmo”.