28 Outubro 2018
Depois do penúltimo dia de trabalhos sinodais, chegou o momento de celebrar juntos em uma festa em que havia espaço para música, apresentações, risos e conversas. Os jovens auditores do Sínodo dos Bispos entregaram uma carta de agradecimento ao Santo Padre. Também aconteceu a eleição dos membros do XV Conselho Ordinário.
A reportagem é publicada por Vatican News, 27-10-2018. A tradução é de André Langer.
Na tarde da sexta-feira, 26 de outubro, aconteceu a festa dos jovens e do Papa Francisco no marco do Sínodo dos Bispos, realizado em Roma de 03 a 28 de outubro; nela, houve espaço para música, apresentações e risadas compartilhadas, em um ambiente de fraternidade e diálogo que também caracterizou os trabalhos sinodais de todo o mês.
O encontro aconteceu durante a segunda parte da 20ª Congregação Geral, realizada no átrio da Sala Paulo VI do Vaticano, sob o título “Obrigado, Santo Padre”. Músicas em todas as línguas e muita alegria marcaram uma tarde fora do comum para os Padres sinodais, que, junto com os jovens e o Papa, desfrutaram da música de Debussy executada ao piano pelo cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos.
O Pontífice aproveitou a ocasião para expressar um agradecimento especial, concedendo uma bênção “de coração” para todos, como ele mesmo disse falando em espanhol.
Da mesma forma, os jovens auditores que participaram do Sínodo também quiseram agradecer a Francisco através de uma carta afetuosa, na qual mostraram sua gratidão ao Pontífice: “Estamos com você e com os bispos da nossa Igreja, inclusive nos momentos de dificuldade”, escrevem, reafirmando uma vez mais que compartilham o sonho de Francisco: “uma Igreja em saída, aberta a todos, sobretudo aos mais vulneráveis, uma Igreja hospital de campanha”.
Trata-se de uma mensagem muito significativa, um sinal concreto da proximidade mútua criada nessas quase quatro semanas de trabalho conjunto no Vaticano.
“As novas ideias – diz o texto que termina com as assinaturas dos jovens escritas em várias cores – precisam de espaço e você nos proporcionou isso”. O mundo de hoje, que nos apresenta novas oportunidades e ao mesmo tempo tanto sofrimento, precisa de novas respostas e de novas energias de amor. Precisa redescobrir a esperança de viver a felicidade que se sente mais em dar do que em receber, trabalhando por um mundo melhor.
Os jovens concluem sua mensagem assegurando ao Papa que rezam por ele, e afirmam sentir que já são parte ativa desta Igreja e que querem continuar seu compromisso concreto de construir uma sociedade melhor, difundindo uma “cultura da paz e da solidariedade” que coloque “no centro os pobres e na qual o próprio Jesus seja reconhecido”.
Durante a primeira parte da Congregação Geral, aconteceu a votação para a eleição dos membros do XV Conselho Ordinário. Os Padres Sinodais escolheram, mediante votação separada por áreas geográficas, dezesseis bispos, entre eparquianos e diocesanos: um entre os líderes e bispos das Igrejas católicas orientais, dois para a América do Norte, três para a América Latina, três para a Europa, três para a África, um para a Oceania e três para a Ásia.
A eleição se deu conforme o artigo 10 da Episcopalis Communio, a nova Constituição Apostólica sobre o Sínodo dos Bispos, assinada pelo Papa em 15 de setembro. A este grupo se unirão um Chefe de Departamento com base no tema da próxima assembleia sinodal e quatro membros nomeados pelo Sucessor de Pedro, totalizando 21 membros. Os nomes de todos os membros serão publicados assim que a “equipe” estiver completa.
Esta eleição ocorreu de acordo com o cânon 119 do Direito Canônico, que estabelece uma maioria absoluta dos presentes nos dois primeiros escrutínios e no terceiro turno, onde, em caso de igual número de votos, prevalece o voto do padre sinodal de maior idade.
Nota de IHU On-Line: A íntegra do documento final, em italiano, pode ser lida aqui.
Veja a seguir a carta do Sínodo aos Jovens: