Escolas ou presídios: o desafio de Darcy Ribeiro

Imagem: Darcy Ribeiro - Reprodução Facebook

Mais Lidos

  • O Papa descreve o Concílio Vaticano II como a "estrela polar do caminho da Igreja" e apela ao progresso na "reforma eclesial"

    LER MAIS
  • Papa Leão XIV: Um golpe nos poderosos

    LER MAIS
  • “A memória sem cérebro desafia a associação quase automática entre memória e sistema nervoso central”, exemplifica o pesquisador

    Os mistérios mais atraentes da neurobiologia vegetal são os que questionam as categorias do pensamento moderno. Entrevista especial com Guilherme Soares

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

09 Janeiro 2017

Darcy Ribeiro sempre viu longe e certo. Profeta falou aos peixes e os homens não o ouviram. Poderemos recomeçar, para não ter outros vinte anos perdidos? Depois da chacina no presídio de Manaus, "um acidente pavoroso", no dizer do sempre inapropriado Temer, o governo cambaleante improvisa e fala de construir cadeias, que estarão cada vez mais entupidas de pessoas em condições infra-humanas. Nenhuma menção a escolas.

O comentário é de Luiz Alberto Gómez de Souza, sociólogo.

Como no "Alienista", conto de Machado de Assis, na "villa de Ithaguay", Simão Bacamarte, depois de querer colocar na prisão toda a população, julgada por ele doente, resolveu que seria mais fácil o contrário, ele, o único são, encerrar-se. Quem sabe se esse governante golpista não segue essa lição? Aliás, ele já está enclausurado no Planalto, com medo do povo. É só fechar à chave por fora e esquecer-se dele. E, numa grande ciranda, fazer mutirões festivos e comunitários, para erguer centenas de CIEPS. Todos com o nome de Darcy, de Brizola, alguns de Lula, Dilma e do antigo ministro da educação, Fernando Haddad. Vale sonhar.

Leia mais