16 Outubro 2016
Racha
“É possível que o grupo que quer PED faça um PED e o grupo que quer um congresso faça um congresso? Não sei. Pode ser. Acho que estão se anunciando rumos diferentes. A outra via pode estar pensando ‘vamos nos livrar dessa grande minoria’” - Carlos Árabe, secretário nacional de Formação do PT e integrante da corrente Mensagem ao Partido – O Estado de S. Paulo, 17-10-2106.
Racha 2
“Amanhã o Lula pode ser condenado, pode ser preso, e não vai adiantar nada ter PED (Processo de Eleição Direta) ou congresso. Isso é o de menos neste momento. Me assusta que o tema dominante esteja sendo este” – Gilberto Carvalho, ex-ministro dos governos Lula e Dilma – O Estado de S. Paulo, 17-10-2016.
Racha 3
“Acho inadequado que em um momento tão grave como este que estamos vivendo, em que o País está sendo atropelado por medidas do governo Temer, que gente importante do partido esteja se dando o tempo de pensar mais nas coisas de renovação da direção do que em uma união fundamental ao PT” – Gilberto Carvalho, ex-ministro dos governos Lula e Dilma – O Estado de S. Paulo, 17-10-2016.
2018
“Ainda não sei se serei candidata. Dei minha contribuição em 2010 e 2014 e minha presença ajudou a produzir dois segundos turnos” – Marina Silva, ex-senadora – Rede – O Estado de S. Paulo, 17-10-2016.
Abismo
“Temer é a outra face do governo Dilma, mas com uma diferença. O governo Dilma estava em alta velocidade em direção ao abismo; este governo está ziguezagueando com uma boa equipe econômica para tentar se desviar do abismo” – Marina Silva, ex-senadora – Rede – O Estado de S. Paulo, 17-10-2016.
Grande risco
“O grande risco de estar vivo, segundo Guimarães Rosa, é morrer. O grande risco de cultivar a democracia é que ela pode explodir na nossa cara” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 17-10-2016.
Golpezinho
“Qual é a alternativa para quem desespera da sabedoria do povo? Os tempos antigos, como o tempo da Grécia de Platão e o da República romana de Cícero, não nos servem de exemplo. Neles, a política era exercida por uma aristocracia, supostamente iluminada, que sabia o que era melhor para o povo e, como um benefício colateral, o que era melhor para mantê-los no poder. No Brasil, desde que uma oligarquia de fato, um arremedo de Roma, foi substituída por uma oligarquia disfarçada, esta usa as regras da democracia – e, de vez em quando, um golpezinho – para seu proveito” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 17-10-2016.
Solução
“Mas não desesperemos. A solução é a politização do povo, que demora, mas virá. Para parafrasear a já batida frase do Churchill, democracia é um péssimo sistema, com exceção de todos os outros. Mesmo com seus riscos” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 17-10-2016.
Mirabolâncias de Collor
“Henrique Meirelles e o grupo de Michel Temer reproduzem, combinadas em seu comportamento, as mirabolâncias de Collor que salvariam a economia do país e as criações do caos que ressuscitariam o Plano Cruzado, no governo Sarney” – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-10-2016.
Brutalidade
“O fato, simples e incontestável, é que teto generalizado ou indiscriminado de gastos é uma brutalidade. E nega a razão de ser dos governos, que é administrar circunstâncias a cada dia, a cada hora, e seu provável futuro” – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-10-2016.
Firme e íntegro
“O Brasil necessita é de racionalização de gastos. E isso não requer alterações constitucionais. Só precisa de critérios competentemente honestos e de um presidente firme e íntegro, que não se caracterize por oscilações e recuos” – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-10-2016.
Renan, ministro... da Justiça?!
“Para afagar Renan Calheiros, Temer pode convidar Rodrigo Maia para acompanhá-lo em viagem ao exterior. Assim, Renan assumiria a Presidência da República. A aproximação com o Planalto poderá render ao presidente do Senado uma vaga na equipe ministerial, no próximo ano. Uma hipótese seria ocupar o Ministério da Justiça, o que criaria mal-estar com a Polícia Federal, já que Renan tem sido investigado na Lava Jato” – Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 16-10-2016.
Ciências sociais...
“Chama a atenção que os jesuítas tenham eleito um superior geral – reinando o primeiro papa jesuíta da história – um co-irmão que por toda a vida escreveu e discutiu somente política e ciências sociais” - Sandro Magister, jornalista italiano – blog Settimo Cielo, 16-10-2016.
... e teologia
“De fato, no perfil biográfico, que no sítio do Centro Gumilla condensa a vida e as obras do padre Sosa, a palavra ‘política’ ocorre dezenove vezes, enquanto que a palavra teologia, somente uma vez, confinada aos seus estudos juvenis” - Sandro Magister, jornalista italiano – blog Settimo Cielo, 16-10-2016.
Fascista
“Omissão fascista do Moro” – Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, ao criticar o juiz Sérgio Moro por deixar Eduardo Cunha solto – O Estado de S. Paulo, 16-10-2016.
Antiga Suburbana é o...
“Muitas vezes, um detalhe esconde um demônio. Na campanha, Marcello Crivella tem feito um discurso contra a intolerância religiosa. Mas vários programas da Igreja Universal do Reino de Deus, da qual o senador é bispo licenciado, evitam citar o nome de... Dom Helder Câmara (1909-1999), que virou, desde a sua morte, nome de uma importante avenida da Zona Norte. É que a sede da principal catedral da Universal é lá, mas, na TV, o endereço do templo que é citado pelos pastores fica na... “antiga Suburbana” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 16-10-2016.
Tempos bicudos
“Tempos bicudos esses em que São Paulo elege um preposto do messianismo de mercado e o Rio tem um fundamentalista da fé no 2º turno” - Chico Alencar, deputado federal – PSOL-RJ, sobre a eleição do empresário João Doria (PSDB) na capital paulista e a liderança do bispo Marcelo Crivella (PRB) na disputa no Rio – Folha de S. Paulo, 14-10-2016.