• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

''Melhor sedevacantista cismático do que apóstata romano'', defende bispo lefebvriano

Mais Lidos

  • A herança crioula do Papa Leão XIV destaca a complexa história do racismo e da Igreja nos Estados Unidos

    LER MAIS
  • Guerrilheiro, refém, presidente, filósofo: a imensa vida de Pepe Mujica

    LER MAIS
  • A barbárie não brota de mentes desequilibradas, mas de uma racionalidade instrumental altamente calculada, a partir da concretização da tese benjaminiana de que “fascismo e progresso coincidem”, observa Manuel Reyes Mate

    O fascismo não é algo ultrapassado, mas uma forma de entender a Modernidade. Entrevista especial com Manuel-Reyes Mate

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

25 Janeiro 2012

Na luta por influência que está acontecendo entre os favoráveis e os contrários à reaproximação com Roma, Dom Richard Williamson fez uma manobra decisiva. Em seu comentário semanal nos seus Commentaires Eleison, no sábado 21 de janeiro, ele explica porque, segundo ele, o medo do cisma não deveria assustar a Fraternidade Sacerdotal São Pio X. "Um risco ainda maior do que adquirir uma mentalidade cismática seria contrair a doença mental e espiritual dos romanos de hoje aproximando-nos muito deles".

A reportagem é de Natalia Trouiller, publicada no sítio da revista La Vie, 23-01-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

E ele descreve Roma como cheia de seduções: "Entrar nos palácios romanos é uma obra audaciosa, porque até o ar que se respira lá dentro é irresistível. O fascínio desses lugares sagrados não vem tanto do charme dos seus oficiais [...] mas sim das salas que exalam 2.000 anos de história da Igreja. Esse fascínio vem do céu? Do inferno? Em todo caso, a simples atmosfera do Vaticano seduz os visitantes e doma as suas vontades". Uma flechada pouco velada contra Dom Fellay. E a carta termina com esta frase, sem ambiguidade: "Eu prefiro ser um cismático sedevacantista [1] do que um apóstata romano".

É a primeira vez que o bispo integralista manifesta a sua preferência publicamente e de forma tão clara. Embora a sua oposição à linha de Dom Fellay fosse bem conhecida (a sua ausência na reunião dos líderes da Fraternidade em Albano em outubro tinha sido observada nesse sentido), ele jamais havia expressado tão claramente a opção sedevacantista.

Mesmo entre os sedevacantistas, Dom Williamson não tem muito odor de santidade – é o mínimo que se pode dizer. Acima de tudo, porque o sedevacantismo está bem longe de ser uniforme: entre sedevacantistas, sedeprivatistas [2], aqueles que remontam a Pio XII e aqueles que se detêm em João XXIII, o movimento se dividiu em inúmeros grupos que se excomungam reciprocamente.

Além disso, em muitos desses grupos, Dom Williamson é copiosamente detestado: o seu anglicanismo de origem, as suas inclinações antissemitas e até mesmo o seu brasão episcopal (no qual uma rosa está posta ao lado de uma cruz, prova absoluta, segundo os seus detratores, do seu gnosticismo) o tornam altamente suspeito aos olhos de muitos sedevacantistas, que o chamam de "ex-anglicano", "traidor", "Bin Laden da Rosa", "Cunctator" ("o contemporizador") etc.

O site Traditio.com deseja abertamente que Dom Williamson suceda Dom Fellay e se torne... papa: "Que candidato ele seria para assumir a direção da Igreja Católica Romana Restaurada!".

Notas:

1 – Sedevacantismo é a posição defendida por alguns católicos tradicionalistas que afirmam que a Santa Sé está vaga (vacante) desde a morte do Papa Pio XII, em 1958, ou de João XXIII, em 1963, e, por conseguinte, os papas posteriores não seriam verdadeiramente papas.

2 – Os sedeprivatistas defendem que os papas depois de Pio XII são pontífices materialmente, mas não formalmente (materialiter sed non formaliter).


Notícias relacionadas

  • O Papa Francisco está refletindo sobre o futuro do Motu Proprio Summorum Pontificum

    O Papa Francisco, que está ciente das tensões provocadas pela possibilidade de sacerdotes escolherem seu rito, poderia aproveita[...]

    LER MAIS
  • Ata do dramático encontro entre Paulo VI e Lefebvre

    LER MAIS
  • Lefebvrianos: os documentos do Concílio não são indispensáveis, diz o arcebispo Pozzo

    Desde 2009, alternam-se notícias sobre a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, os chamados "lefebvrianos". Eles vão entrar em plen[...]

    LER MAIS
  • Os lefebvrianos acusam o Papa de executar “uma extinção programada” da missa tradicional

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados