Refugiados: Serviço Jesuíta, debate sobre “as fronteiras da Hospitalidade”

Mais Lidos

  • Observando em perspectiva crítica, o que está em jogo no aceleracionismo é quem define o ritmo das questões sociais, políticas e ambientais

    Aceleracionismo: a questão central do poder é a disputa de ritmos. Entrevista especial com Matheus Castelo Branco Dias

    LER MAIS
  • Em decisão histórica, Senado rejeita nome de Messias ao STF

    LER MAIS
  • Entre a soberania, o neoextrativismo e as eleições 2026: o impasse do Brasil na geopolítica das terras raras. Artigo de Sérgio Botton Barcellos

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

23 Novembro 2014

Por ocasião do XXXIV aniversário de nascimento do Serviço dos Jesuítas para os refugiados, JRS Internacional e o Centro Astalli organizaram, no dia 20-11-2014, o debate “As fronteiras da hospitalidade”, na Cúria Geral da Companhia de Jesus em Roma.

A nota foi publicada por SIR, 20-11-2014. A tradução é de Ivan Pedro Lazzarotto.

O Padre Adolfo Nicolás, preposto geral da Companhia de Jesus, falou sobre os desafios do acolhimento aos refugiados com o padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Foi uma ocasião para refletir sobre o conceito de acolhimento, fronteira e asilo.

O encontro aconteceu por ocasião do Dia internacional dos direitos da infância, portanto o espaço será dedicado à educação dos menores refugiados, um dos principais campos de ação para o trabalho da JRS no mundo.

O diálogo introduzido pelo padre Peter Balleis, diretor da JRS Internacional e pelo padre Camilo Ripamonti, presidente do Centro Astalli, foram também testemunhados por Tareq Al Jabr, refugiado da Síria que vive na Itália e pelo padre Mourad Abu Seif, jesuíta de Aleppo, que falaram sobre a guerra que está agredindo a Síria e o seu povo.