De onde vem a água que abastece sua casa?

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

27 Outubro 2014

Foto: Reprodução/ Site “De onde vem a água?, do ISA

O Instituto Socioambiental criou uma plataforma virtual que mostra qual é o sistema responsável pelo fornecimento de água de cada local de São Paulo.

A reportagem fou publicada pelo portal Envolverde, 23-10-2014.

A cada dia os fatos reafirmam que a crise hídrica em São Paulo é grave. O nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana caem e a população já enfrenta as consequências da falta de água.

A responsabilidade pelo desabastecimento de água recae sobre os órgãos públicos. Por outro lado, inúmeras campanhas incentivam o uso consciente deste recurso por parte da população.

Com o objetivo de levantar o maior número de dados possíveis e pressionar as autoridades, o Instituto Socioambiental (ISA) criou o site “De onde vem a água?”.

A plataforma pretende aproximar as pessoas de suas fontes de água e ampliar o conhecimento sobre a situação de abastecimento dos diferentes municípios da Região Metropolitana de São Paulo, que vivem a pior crise hídrica de sua história.

Por meio da inserção do CEP, é possível visualizar o manancial que abastece determinado local e conhecer um pouco mais sobre a realidade, os principais indicadores e o volume de armazenamento dos diferentes sistemas produtores de água da Região Metropolitana de São Paulo. Permite também conhecer um pouco mais sobre os indicadores de saneamento dos municípios.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto Socioambiental no âmbito do projeto Água@SP. A primeira versão do “De onde vem a água que você bebe?” foi desenvolvida pela Campanha de Olho nos Mananciais do ISA em 2008.

Com essa nova versão, espera-se ampliar o conhecimento sobre os mananciais e contribuir para a construção de um futuro seguro e sustentável para água de São Paulo.

Clique aqui e saiba de onde vem a água que abastece sua casa.