''Renovando a face da Terra'': enfrentando o medo

Mais Lidos

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

25 Março 2015

Em preparação para a Páscoa, os jesuítas da rede Ignatian Solidarity Network (ISN) estão oferecendo uma série de reflexões quaresmais em torno do tema Renewing the face of the Earth (Renovando a face da Terra).

Veja abaixo, na sessão "Para ler mais", as outras partes dessa série.

Autores de todo o mundo oferecem breves reflexões a partir de suas experiências de cuidado da criação e das leituras do dia. Essas reflexões diárias examinam a nossa fé e o modo como praticamos o cuidado ambiental.

A Ignatian Solidarity Network (ISN) é uma rede de justiça social que reúne universidades, colégios, paróquias, junto com diversas outras instituições católicas e parceiros seculares. Fundada em 2004, a rede se inspira na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola.

A reflexão de hoje foi escrita por Leah Sealey, colaboradora dos Milwaukee Jesuit Volunteers, além de esposa e mãe. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Houve momentos em minha vida em que reenquadrar um problema levou-me a pensar de uma nova forma.

Recentemente, eu participei de uma oficina de sustentabilidade com os Milwaukee Jesuit Volunteers. Um participante comentou: "Nós precisamos ir além de pensar a sustentabilidade para falar mais sobre resiliência!". Até então, eu não tinha pensado muito nisso.

A primeira leitura dessa terça-feira (Livro dos Números 21, 4-9) me toca de uma forma semelhante. Como é que o fato de olhar para a serpente que lhe "morde" pode salvá-lo?

Não se afastar, mas enfrentar e fazer algo a respeito das coisas que tememos: essa é uma forma para animar uma fé que faz justiça.

Há um lugar dentro de todos nós onde o Espírito Santo reside. Jesus conhecia esse lugar intimamente. É a partir dele que devemos sentir a força para enfrentar as questões ambientais difíceis e nos empoderarmos para compartilhar os nossos conhecimentos e convicções com outros, assim como Jesus faria.

Questões para reflexão:

  • Como eu estou permitindo que este tempo da Quaresma abra a minha mente e o meu coração à oração e à reflexão sobre o plano de Deus para mim?
  • Para onde a minha convicção e paixão atualmente estão me chamando?
  • De que maneira tangível eu posso ser o líder servidor que Jesus me chama a ser?

Leia mais: