''Renovando a face da terra'': somos todos uma só comunidade

Mais Lidos

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

26 Fevereiro 2015

Em preparação para a Páscoa, os jesuítas da rede Ignatian Solidarity Network (ISN) estão oferecendo uma série de reflexões quaresmais em torno do tema Renewing the face of the Earth (Renovando a face da Terra).

Veja abaixo, na sessão "Para ler mais", as outras partes dessa série.

Autores de todo o mundo oferecem breves reflexões a partir de suas experiências de cuidado da criação e das leituras do dia. Essas reflexões diárias examinam a nossa fé e o modo como praticamos o cuidado ambiental.

A Ignatian Solidarity Network (ISN) é uma rede de justiça social que reúne universidades, colégios, paróquias, junto com diversas outras instituições católicas e parceiros seculares. Fundada em 2004, a rede se inspira na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola.

A reflexão de hoje foi escrita por Todd Dunfield, diretor do Center for Community Action and Service Learning da Gonzaga University, em Spokane, Washington, EUA. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

No meu trabalho na universidade, eu sou abençoado por trabalhar com mulheres e homens que são inspirados a fazerem uma mudança positiva nas nossas comunidades.

Nenhum desafio é grande demais. Estes estudantes cresceram nas suas vidas inteiras vendo imagens do nosso planeta a partir do espaço e parecem capazes de conceitualizar como o nosso planeta é um dom de Deus e como aqueles de nós que o habitamos somos todos uma só comunidade.

Uma grande parte da tradição quaresmal é a esmola. Isso significa não apenas dar aos pobres, mas manter os pobres nos nossos corações e orações. Os nossos estudantes estão fortemente conscientes de como os pobres em todo o globo são muito afetados pela elevação dos oceanos e pelas grandes mudanças climáticas que afetam a agricultura de subsistência.

Rezemos por esses irmãos e irmãs ao redor do globo que estão se sentindo medo e confusão enquanto o planeta que eles conheceram começa a se comportar de maneira diferente e às vezes perigosa.

Questões para reflexão:

  • Como você encontra o rosto de Deus no rosto dos pobres?
  • Qual o hábito que você poderia abrir mão, por ser um pequeno luxo para você, mas que, muito provavelmente, tem efeitos prejudiciais para os pobres a meio mundo de distância?
  • Por que é difícil, às vezes, sentir uma conexão com o resto da nossa comunidade global?

Oração pela comunidade:

Obrigado por criar a todos nós para estarmos na Tua família.
Ajuda-nos a recordar esta verdade sobre nós e, assim, tornar-nos mais carinhosos, mais compassivos para com as nossas irmãs e
irmãos, membros da nossa família, membros da Tua família, por Jesus Cristo, nosso irmão.

Arcebispo Desmond Tutu