Capitalismo de colapso: imperativo extrativista, em debate no Cepat

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

19 Março 2025

Capitalismo de colapso: imperativo extrativista é o tema de abertura da série de debates [on-line] Tecnologia e Ecologia: rupturas e imbricações, que ocorrerá no dia 05/04, às 10h, tendo como debatedor o Prof. Dr. Luiz Marques (Unicamp).

A série de debates busca aprofundar as temáticas socioambientais com ênfase nas relações entre tecnologia e ecologia, com suas rupturas e imbricações, buscando analisar facetas dos principais desafios da condição humana no mundo.

Você poderá acompanhar o debate pelos seguintes canais:

- Canal no Youtube do CEPAT;
- Página no Facebook do CEPAT;
- Canal no Youtube do Diversitas/UEM;
- Sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU.

Certificação

Por meio de uma parceria com o Projeto Diversitas Eventos, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá - UEM, ofereceremos a certificação aos interessados. Para se inscrever, basta preencher o formulário clicando nesse link.

Parceiros

Para essa iniciativa, o CEPAT conta com a parceria e o apoio do Instituto Humanitas UnisinosIHU e o Departamento de Ciências Sociais, da UEM.

Conheça o debatedor

Luiz Marques é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, formado em Sociologia da Arte pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), na França, e doutor em História da Arte pela mesma instituição. Foi curador-chefe do Museu de Arte de São Paulo (MASP), entre 1995-1997. É professor livre-docente aposentado e colaborador do Departamento de História da Unicamp e professor da Ilum Escola de Ciência do CNPEM. É autor de Capitalismo e colapso ambiental (Editora da Unicamp, 2018) e O decênio decisivo: propostas para uma política de sobrevivência (Elefante, 2023).

Confira o cartaz 

 

Confira a programação dos próximos debates 

 

Leia mais