Analisar e articular as concepções e práticas dos Observatórios em relação aos dados e à participação, e seus impactos no cenário contemporâneo é o objetivo do V Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos: Dados e Participação que será realizado nos dias 28 e 29 de setembro no Auditório Central, no Campus de São Leopoldo da UNISINOS (Av. Unisinos, 950, São Leopoldo – RS).
A pesquisadora Rosana Kirsch, do Observatório das Políticas de Saúde para as Populações do Campo, Floresta e Águas – Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília – Nesp/UnB, destaca a importância desta temática para o cenário atual, ao comentar que a relevância do acesso a esses dados para a população em geral. "O acesso a dados precisa se popularizar, não ser somente ação de especialistas. Organizações comunitárias, movimentos sociais, a população precisa ter os dados públicos acessíveis e abertos, tendo mais informações para contribuir em espaços de decisão, como conselhos, fóruns e escolher seus representantes.".
O evento dá continuidade aos quatro Seminários anteriores, que objetivaram promover o estudo e o debate sobre o papel dos Observatórios, suas metodologias e impactos.
A primeira atividade será uma roda de conversa dos Observatórios Sociais: dados e participação com o Prof. Dr. Alfonso Torres Carrillo, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia. Após, ocorrerá o lançamento das produções dos Observatórios e uma conferência de abertura com a temática Informação e metodologias participativas, desafios nos cenários atuais.
No segundo dia de evento, ocorrerá a mesa redonda sobre Dados e Participação: experiências e metodologias. O Prof. MS Daniel Bittencourt, da Unisinos, abordará sobre as Plataformas Polaborativas; Solange Engelmann, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, debaterá sobre Movimentos Sociais e a Informação; Alan Freihof Tygel, da Cooperativa EITA e UFRJ, tratará sobre o Letramento e uso efetivo dos dados; Diagnóstico socioterritorial e mapa falado serão os temas abordados por Marlene da Rosa de Oliveira Fiorotti, da Prefeitura Municipal de Canoas – RS e Escola de Dados por Natalia Passos Mazotte Cortez – RJ. Após, o prof. Danilo Streck, da UNISINOS, falará sobre Desafios e Estratégias para o Avanço dos Observatórios Sociais.
Faça sua inscrição aqui.
Para mais informações sobre a agenda de eventos do IHU, acesse: http://www.ihu.unisinos.br/eventos/agenda
Veja os e-books já publicados das edições anteriores: 2011 I Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos nas Políticas públicas 2012 II Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos nas Políticas públicas 2013 III Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos nas Políticas públicas: Estado, Sociedade, Democracia e Transparência 2014 IV Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos referências, memórias e projeções
Por Fernanda Forner