Diante dos cenários de ameaças à democracia, que se traduz também pelos limites de acesso às informações públicas, entende-se urgente e necessário garantir a formação para o acompanhamento das pesquisas e dados públicos, em vista de sua garantia e transparência. O Observatório das Realidades e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos em parceria com o Observatório da Cidade de Porto Alegre - ObservaPOA realizou nos dias 23 e 25 de junho as Oficinas sobre R com o propósito de fundamentar e subsidiar o trabalho de sistematização e análise dos dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio - PNAD.
As Oficinas foram ministrada on-line por Aline Dalcin, Analista de Dados do ObservaPoa, pela plataforma Microsoft Teams. A partir das aproximações com a linguagem de programação R foram identificados caminhos para a organização e análise dos dados da PNAD pelos presentes. Além disso, foi oportunizada a aproximação de temas de interesse dos 43 participantes, que apontaram a importância da continuidade de sua articulação e formação. Foi vislumbrada a formação de um grupo de formação permanente para entre-ajuda neste trabalho.
Cenário pós-oficina
Neste contexto histórico da democratização, os dois observatórios que têm empenhado esforços em relação aos dados do mundo do trabalho, o ObservaSinos e o Observatório Unilasalle: trabalho, gestão e políticas públicas, reuniram esforços para um projeto comum, denominado Mundo do trabalho no Rio Grande do Sul. Esses observatórios, neste novo tempo de apagão dos dados, construíram um estudo sobre o mercado de trabalho em 2020, a partir do acesso, sistematização e análise dos microdados da PNAD, que é produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Como se trata de uma pesquisa trimestral com muitas variáveis, semanalmente serão publicadas notas com temas específicos da investigação realizada.