Na manhã desta quarta-feira, 26/06, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, esteve no município de Dois Irmãos para o diálogo e sistematização de redes de proteção às crianças, adolescentes e jovens da cidade. O encontro faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Centro de Defesa de Direitos Humanos – Articulando Redes de Proteção. O Centro visa estabelecer redes intermunicipais de proteção às crianças e adolescentes no Vale do Rio dos Sinos.
A reunião contou com representantes do CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Coordenadoria da Mulher, Secretaria da Saúde, Secretaria de Educação, CAPS, FAD, ONG São Francisco de Assis, representantes do Poder Legislativo e da educação básica de Dois Irmãos e ainda representantes de Morro Reuter. Durante a manhã, Marilene Maia, coordenadora do ObservaSinos, apresentou dados das realidades do município e articulou as discussões do grupo sobre como constituir essas redes, contextualizando essas realidades a partir de publicações do IHU e de pesquisas do ObservaSinos.
Após a exposição dos dados, os participantes foram separados em pequenos grupos para debater ideias (Foto: Pâmella Atkinson/ IHU)
A partir desses indicativos, deu-se a roda de conversa entre os participantes, que sugeriram opções para a criação das redes de proteção. Entre as sugestões, ações que envolvam os núcleos familiares das crianças e adolescentes e de prevenção e adesão da participação dessas famílias junto às iniciativas promovidas pelo município foram as mais citadas. A criação de espaços de escuta e protagonismo dos adolescentes, além dos ambientes educacionais, também foi pauta nas discussões, para que o adolescente seja também um articulador e protagonista desses projetos.
O Centro de defesa de Direitos Humanos – Articulando Redes de Proteção realizará ainda reuniões em diversas cidades do Vale do Rio dos Sinos sobre o tema. Do encontro desta quarta, fica o desafio para os agentes de levar adiante as ideias e discussões estabelecidas a partir da roda de conversa, transformando as crianças e adolescentes também em autores dessas medidas.
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